Futebol Nacional

SÉRIE D

Nos pênaltis, Tombense derrota Brasil de Pelotas e conquista título da Série D do Brasileiro

Time mineiro vence gaúchos por 4 a 2 nos pênaltis e fatura maior título de sua história

postado em 16/11/2014 19:20 / atualizado em 16/11/2014 19:43

Redação /Superesportes , Gazeta Press

O Tombense é campeão da Série D do Campeonato Brasileiro. Em jogo dramático neste domingo, no Estádio Soares de Azevedo, em Muriaé, o time mineiro voltou a empatar sem gols com o Brasil de Pelotas e precisou das disputas de pênaltis para garantir o maior título da história do clube. Nas cobranças, os gaúchos desperdiçaram duas vezes, e o time de Tombos saiu vitorioso por 4 a 2.

Este é o primeiro título nacional para o futebol mineiro na temporada. O estado ainda tem mais uma conquista garantida, já que Cruzeiro e Atlético estão na final da Copa do Brasil. Na Série A, a equipe celeste, que bateu o Santos neste domingo, está bem próxima de colocar a mão na taça.

O primeiro confronto entre Tombense e Brasil de Pelotas, no Rio Grande do Sul, também terminou com empate sem gols. Mineiros e gaúchos já estavam garantidos na Série C do Campeonato Brasileiro do ano que vem, ao lado de Londrina e Confiança-SE.

O título da Série D representa a maior conquista da história da Tombense. O clube se tornou profissional em 1999 e faturou apenas taças da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, em 2002 e 2006. O time de Tombos repete o feito do Tupi, que foi campeão da Quarta Divisão Nacional na temporada 2011.

O jogo - A partida começou tensa, com as duas equipes parecendo sentir o peso da decisão. O confronto já foi paralisado logo aos 10 segundos, quando Joilson derrubou Leandro Leite e o árbitro apitou a falta.

Dez minutos depois, o atacante Alex Amado, do Brasil, invadiu a área e foi derrubado pelo goleiro Darley. O time gaúcho pediu pênalti, mas a arbitragem mandou o jogo seguir. No lance seguinte, o Xavante voltou a chegar ao ataque e Darley saiu errado, dando o rebote nos pés de Leandro Leite, que desperdiçou a chance de abrir o placar.

O nervosismo pareceu pesar no restante do primeiro tempo, pautado por passes errados e tentativas – malsucedidas – de bolas alçadas em ligação direta.

O primeiro lance de perigo da etapa final veio apenas aos 24 minutos, do lado do Brasil de Pelotas. O atacante Nena cabeceou na trave, pegou o rebote e balançou as redes, mas pelo lado de fora do gol.

Nos dez minutos restantes no tempo regulamentar, o Tombense saiu para o tudo ou nada, com todos os seus atletas de linha no campo de ataque. Do outro lado, o Brasil recuou, parecendo se conformar com o empate fora de casa e a ideia de decidir nos pênaltis.

A tensão voltou a aparecer na marca dos 39, quando o tempo fechou entre Alex e Betinho e o árbitro mostrou o cartão vermelho para os dois, deixando os dois lados com 10 em campo. Com a manutenção da igualdade no placar, a partida se encaminhou para as cobranças de pênalti.

Quem abriu a série foi o Tombense com Francismar, que converteu. Nena empatou, e Joilson voltou a colocar o time mineiro em vantagem, já que Chicão chutou para fora. A festa durou pouco, já que Coutinho também desperdiçou sua cobrança, e Fernando Cardoso aproveitou para empatar em 2 a 2.

Mazinho também converteu, recolocando o Tombense à frente, uma vez que Darley defendeu a cobrança de Léo Dias. Em seguida, Elvis fechou a conta balançando as redes para fazer o 4 a 2 e garantir o título da Série D ao Tombense, primeiro campeão brasileiro do ano.

Com informações da Gazeta Press

Tags: tombense interiormg serie d