Futebol Nacional

COPA DO BRASIL

Polícia Militar mantém carga de 1.854 ingressos para torcida do Galo na final da Copa do Brasil

Laudo do Cruzeiro comprovou que setores que poderiam ser cedidos a atleticanos já estavam com bilhetes vendidos. PM justifica decisão por 'medida de segurança'

postado em 24/11/2014 16:02 / atualizado em 24/11/2014 16:56

Renan Damasceno / Estado de Minas , Rafael Arruda /Superesportes

Marcos Michelin/EM/D.A Press

Está definido. A torcida do Atlético terá direito a 1.854 ingressos para o jogo de volta da decisão da Copa do Brasil, contra o Cruzeiro, no Mineirão. Por medida de segurança, a Polícia Militar manteve a posição inicial, embora o clube alvinegro tivesse acionado o STJD reivindicando os 10% garantidos pelo Regulamento Geral das Competições da CBF (RGC). A reunião foi realizada na tarde desta segunda-feira, no Comando de Policiamento Especializado (CIPE), bairro Gameleira, Região Oeste de Belo Horizonte.

Os atleticanos ocuparão os blocos 302 e 303 do setor roxo Mineirão, ao lado da tribuna de imprensa. Os blocos 301 e 344 serão isolados, assim como os espaços 101, 102 e 103 do anel inferior.

O comandante do Batalhão de Eventos da PM, coronel Ricardo Machado, explicou que a decisão foi tomada por questões de segurança. Segundo ele, o Cruzeiro anunciou que ainda tinham 10 mil bilhetes à disposição, porém em espaços aleatórios do estádio.

“Hoje de manhã o Cruzeiro nos disse que ainda tem 10 mil vagas. Mas ele já vendeu percentual de ingressos para setores diferentes e que poderia alocar torcedores (atleticanos) de forma pulverizada. Mas nós não teríamos condições de manter a segurança, já que não trabalhamos com formas desconcentradas de torcidas”, disse.

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Depois de vistoria realizada durante a manhã, a PM optou por manter o posicionamento que havia oferecido aos clubes há quatro dias (20 de novembro), quase uma semana antes da finalíssima. O Atlético acionou o STJD requerendo os 10%, mas o próprio RGC abre brecha para decisões de órgãos de segurança no artigo 86.

Art. 86 - O clube visitante terá o direito de adquirir a quantidade máxima de ingressos correspondente a 10% da capacidade do estádio ou da capacidade permitida pelos órgãos de segurança, desde que se manifeste em até três dias úteis antes da realização da partida, através de ofício dirigido ao clube mandante, necessariamente com cópia às Federações envolvidas e à DCO.

Recomendações de segurança

Segundo o coronel Ricardo Machado, a concentração dos atleticanos será no Mineirinho, e a prefeitura disponibilizará banheiros químicos no local. Do ginásio, os alvinegros acessam o estádio por meio da rampa e entram no setor A, que será fechado por tapumes.

A Polícia Militar escoltará o público que sair de ônibus da Praça da Estação. O coronel recomenda aos atleticanos que não sigam rumo ao estádio pelas Avenidas Carlos Luz e Abrahão Caram. Também por questões de segurança, ainda há o pedido para que os alvinegros evitem trajar camisetas ou portar objetos que o identifiquem como torcedores.

Cerca de 3,1 mil policiais farão a segurança da decisão da Copa do Brasil, que está marcada para 22h desta quarta-feira. Em vantagem – vitória por 2 a 0 na ida –, o Atlético pode até perder por dois gols de diferença, desde que marque pelo menos um. O Cruzeiro, por sua vez, tentará um milagre. Precisará vencer por três gols para conquistar o troféu.

Tags: interiormg copadobrasil atleticomg cruzeiroec