Futebol Nacional

SÉRIE B

Lusa se despede com derrota para o Vila Nova

Equipes já estão rebaixadas à Série C do Campeonato Brasileiro

postado em 28/11/2014 21:48

Gazeta Press

A última e eletrizante rodada do Campeonato Brasileiro da Série B foi inaugurada na noite desta sexta-feira. Entretanto, com um duelo ausente em expectativas e perspectivas, destoando dos outros nove compromissos. Em um Canindé com clima sepulcral, Portuguesa e Vila Nova-GO, que somam juntas 47 derrotas, protagonizaram um duelo de rebaixados. Porém, mesmo com a presença grata de poucos corajosos, a Lusa esbarrou na pouca técnica e acabou derrotada, de virada, pelo placar de 3 a 2. Bruno Ferreira e Júlio Vinícius (contra) marcaram para os mandantes, ao passo que Paulinho, Mateus Anderson e Lucas Sotero construíram o triunfo visitante.

Mesmo que ganhasse, a equipe rubro-verde não deixaria a lanterna da competição. Porém, o insucesso serviu para ampliar o fracasso dos paulistanos na Segunda Divisão. O clube, que esteve na elite nacional em 2013, termina a competição com míseros 25 pontos, trilhando um retrospecto de quatro vitórias, 13 empates e 21 derrotas.

Por sua vez, o desfecho do Tigre goiano, que também acabou rebaixado no Campeonato Estadual, contou com tristeza análoga. Os colorados encerram sua participação com mais derrotas que o último adversário: 26. Em contrapartida, conseguiram dez triunfos e duas igualdades.

Portuguesa inaugura rapidamente o placar, mas esbarra na pouca técnica e sofre virada

Os poucos heróis presentes nas arquibancadas do Canindé serviram como combustível para a Portuguesa, que iniciou a partida em ritmo acelerado. Com quatro jogados, Renan invadiu a área e finalizou cruzado, próximo à tarde direita de Gabriel Mateus, que possui apenas 16 anos de idade. Três minutos mais tarde, a Lusa foi às redes. Após tabelar com Jânio, o lateral-direito Bruno Ferreira chutou forte, de pé esquerdo, para vencer o arqueiro adversário, marcando seu primeiro tento como profissional.

Aos poucos, os fãs rubro-verdes acreditaram que poderiam se despedir da Série B com uma boa vitória. Quando o relógio apontou a marca dos nove, Mateus Alonso cruzou na área, e viu Gabriel Xavier, o mais técnico dos comandados de Zé Augusto, cabecear por cima do travessão. Aos 16 minutos, Léo Costa, artilheiro do último Campeonato Paulista pelo Rio Claro, carimbou a trave de Gabriel Mateus em sua conclusão. O cenário era propício aos mandantes.

Entretanto, com sabedoria, o Vila Nova-GO cadenciou o jogo e utilizou a falta de técnica mandante para empatar. Aos 31, Wanderson Lima foi acionado na área paulista, driblou o goleiro Tom e acabou derrubado. O árbitro Leandro Sigari Zanon não hesitou para apontar a marca da cal e viu o meia Paulinho chutar com êxito, no canto direito do arqueiro adversário. Dois minutos depois, Mateus Anderson decretou a virada, recebendo no costado da zaga e finalizando com sutileza.

Lusa empata com gol contra, mas Vila Nova-GO deixa a despedida ainda mais melancólica

A Portuguesa voltou disposta a presentear os heroicos torcedores com, ao menos, um ponto na bagagem, e conseguiu o empate, com 14 jogados. Em cobrança de falta efetuada por Léo Costa, Gabriel Mateus saiu mal do gol e viu o companheiro Júlio Vinícius concluir contra o próprio patrimônio, de ombro. Porém, três minutos mais tarde, Lucas Sotero aproveitou corte errado da zaga, após cruzamento rasteiro de Mateus Anderson, para finalizar firme, no centro do gol, e recolocar o Vila Nova-GO na frente.

Combalida, a Lusa apostou nas entradas de Jânio e Matheus, mas os jovens não foram suficientes para reverter o panorama do marcador. A chance mais clara da Lusa ocorreu aos 41 minutos, quando Léo Costa carimbou a trave de Gabriel Vinícius em cobrança de falta.

PORTUGUESA 2 x 3 VILA NOVA-GO

PORTUGUESA
Tom; Bruno Ferreira, Brinner, Valdomiro e Mateus Alonso; Diogo Orlando (Bruno Piñatares), Renan, Gabriel Xavier e Léo Costa; Matheus (Marcelinho) e Jânio (Luan)
Técnico: Zé Augusto

VILA NOVA-GO
Gabriel Mateus; Wanderson Lima, Vítor Melo, Bruno Bera (Wellington) e Júlio Vinícius; Leonardo e Felipe Macena; Mateus Anderson, Lucas Sotero e Paulinho (Dudu); Ítallo (Éverton)
Técnico: Wladimir Araújo

GOLS
PORTUGUESA: Bruno Ferreira (aos 7 minutos do primeiro tempo) e Júlio Vinícius (contra, aos 17 minutos do segundo tempo)
VILA NOVA-GO: Paulinho (aos 32 minutos do primeiro tempo), Mateus Anderson (aos 34 minutos do primeiro tempo) e Lucas Sotero (aos 17 minutos do segundo tempo)

Local: Estádio do Canindé, em São Paulo-SP
Data: 28 de novembro de 2014, sexta-feira
Árbitro: Leandro Sigari Zanon-PR
Assistentes: Daniel Cotrim de Carvalho-PR e Diogo Morais-PR
Cartões amarelos: Tom, Brinner e Renan (Portuguesa); Vítor Melo, Leonardo, Felipe Macena e Mateus Anderson (Vila Nova-GO)

Tags: serieb