Futebol Nacional

COPA DO BRASIL

Em Pelotas, Flamengo sofre gol nos acréscimos e não elimina jogo da volta na Copa do Brasil

Rubro-Negro faz 2 a 1 no Rio Grande do Sul e terá segunda partida, no Rio de Janeiro

postado em 26/02/2015 00:22 / atualizado em 26/02/2015 00:32

FABIO GOMES/RAW IMAGE/ESTADAO CONTEUDO
O Flamengo abriu dois gols de diferença e sua torcida já estava comemorando a classificação antecipada, quando o Brasil de Pelotas-RS marcou nos acréscimos e garantiu a realização da segunda partida. O Rubro-Negro da Gávea venceu por 2 a 1, na noite desta quarta-feira, em Pelotas, e pode até perder por 1 a 0 no jogo de volta para prosseguir na Copa do Brasil.

O time dirigido por Vanderlei Luxemburgo dominou a maior parte do jogo, mas se acomodou ao abrir a vantagem suficiente para garantir a vaga e acabou castigado no final da partida. Alecsandro e Pará marcaram para a equipe carioca, enquanto Nena anotou o gol salvador para a equipe gaúcha.

Na próxima fase da competição nacional, a equipe da Gávea vai enfrentar o vencedor do confronto entre Piauí e Salgueiro. Durante o jogo, uma parte das arquibancadas do estádio Bento Freitas apresentou problemas e precisou ser interditada pelas autoridades policiais. Duas crianças se feriram levemente durante o tumulto e foram atendidas pelo serviço de emergência dentro do estádio, e a partida não precisou ser interrompida.

O jogo

Apoiado por uma torcida entusiasmada, o Brasil tomou a iniciativa da partida nos primeiros minutos. Com uma marcação bem executada, a equipe gaúcha não dava liberdade para que o Flamengo se organizasse em campo.

O Flamengo só conseguiu chegar na área adversária aos dez minutos, mas quase marca na primeira investida. Marcelo Cirino arrancou pela esquerda e cruzou para Alecsandro, livre na área, mas o atacante demorou a chutar e acabou sendo bloqueado por Washington que desviou a bola para escanteio.

O Brasil aumentou a pressão e, aos 18 minutos, criou mais uma boa chance com Rafael Fortes que chutou mal e desperdiçou a chance. Logo depois, Samir e Wallace trombaram na área e o ataque do time gaúcho não conseguiu aproveitar a bobeada da equipe carioca.

O Flamengo equilibrou a partida e, aos 30 minutos, anotou o primeiro gol. Léo Moura cruzou e Ricardo Bierhals falhou de forma bisonha ao tentar recuar de cabeça e permitiu a entrada de Alecsandro que bateu para colocar sua equipe na frente do marcador.

O gol do Flamengo esfriou a animação da torcida gaúcha e fez a equipe do Brasil cair muito de produção. O time da casa tentava chegar ao gol através de cruzamentos, mas as tentativas eram facilmente bloqueadas pela defesa da equipe carioca.

No último lance da etapa inicial, Felipe Garcia faz ótimo passe para Nena que chuta com grande perigo para o gol de Paulo Victor.

O Flamengo começou o segundo tempo no ataque. E, aos quatro minutos, quase marcou o segundo gol em nova jogada de Marcelo Cirino que resultou na conclusão de Alecsandro, mas a bola desviou em Wender e saiu.

Logo depois desse lance parte da torcida se assustou com um tremor na arquibancada situada atrás do gol defendido por Eduardo Martini. A polícia isolou a área.

No reinício da partida, o time de Pelotas criou uma boa chance. Após cruzamento de Wender, Nena se antecipou aos zagueiros, mas cabeceou para fora.

O Flamengo apenas administrava a vantagem, principalmente pelo fraco rendimento do Brasil que não conseguia ameaçar o gol defendido por Paulo Victor. Aos 15 minutos, Canteros bateu escanteio e Samir cabeceou com grande perigo. Aos 20, o técnico Vanderlei Luxemburgo decidiu promover a estreia do volante Jonas, contratado ao Sampaio Corrêa. E para defender a vantagem, colocou o volante Luiz Antonio na vaga do atacante Alecsandro, passando a atuar com apenas dois atacantes.

Aos 29 minutos, o Flamengo marcou o segundo gol, através do lateral Pará. Arthur Maia cobrou falta, a bola bateu na barreira e voltou para Pará que arriscou o chute colocado e contou com a falha do goleiro Eduardo Martini.

Sem outra alternativa, o Brasil tentou ir ao ataque para marcar, pelo menos, um gol, o que evitaria a sua desclassificação. Aos 37 minutos, Paulo Victor evitou o gol do Brasil com grande defesa, após chute perigoso de Washington.

Aos 47 minutos, quando a torcida do Flamengo já comemorava a passagem para a segunda fase, o Brasil marcou com Nena e frustrou os sonhos rubro-negros.

BRASIL DE PELOTAS-RS 1 x 2 FLAMENGO

BRASIL DE PELOTAS-RS
Eduardo Martini; Wender (Galiardo), Ricardo Bierhals, Fernando Cardozo e Rafael Forster; Márcio Hahn (Diogo Oliveira), Leandro Leite, Washington e Felipe Garcia; Alex Amado (Cleiton) e Nena
Técnico: Rogério Zimmermann

FLAMENGO

Paulo Victor; Léo Moura, Wallace, Samir e Pará; Cáceres (Jonas), Márcio Araújo e Canteros; Marcelo Cirino; Eduardo da Silva (Arthur Maia) e Alecsandro (Luiz Antônio)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Local: Estádio Bento Freitas, em Pelotas-RS
Data: 25 de fevereiro de 2015, quarta-feira
Árbitro: Vinícius Furlan-SP
Assistentes: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa-SP e Carlos Augusto Nogueira Junior-SP
Cartões amarelos: Nena e Galiardo (Brasil de Pelotas-RS); Wallace, Pará e Eduardo da Silva (Flamengo)
GOLS: Alecsandro, aos 29 minutos do primeiro tempo; Pará, aos 29, e Nena, 46min do segundo tempo

Tags: flamengo flamengorj copa do brasil