Futebol Nacional

CAMPEONATO CARIOCA

Em clássico com forte esquema de segurança, Botafogo e Flamengo duelam pela liderança

Com previsão de público de 50 mil pessoas, cerca de 1,2 mil homens entre policiais militares, guardas municipais e seguranças privados trabalharão no evento

postado em 01/03/2015 08:00 / atualizado em 01/03/2015 09:21

Gilvan de Souza/Flamengo/Divulgação
O clássico que vale a liderança do Campeonato Carioca e marca o aniversário de 450 anos do Rio será de comemoração, mas também está deixando as autoridades cariocas em alerta. Botafogo e Flamengo deverão jogar para um público de 50 mil pessoas neste domingo, às 16 horas, no Maracanã - e eles serão observados por 1.230 homens entre policiais militares, guardas municipais e seguranças privados.

A preocupação aumentou após a briga generalizada de domingo passado, quando membros de organizadas de Vasco e Fluminense entraram em confronto nos arredores do Engenhão. No total, 118 torcedores foram detidos.

O efetivo destacado para o jogo de domingo é quase três vezes maior que o designado para o clássico da semana passada, e inclui 460 PMs e 190 guardas municipais. Dentro do estádio, 350 agentes privados estão escalados. A estratégia de segurança prevê policiamento ostensivo em várias estações ferroviárias da cidade e locais tradicionais de conflito entre torcidas nos dias de grandes jogos.

Em campo, o clássico também servirá como despedida em jogos oficiais do lateral Leo Moura, capitão do Flamengo, que está deixando o clube após dez anos. "Vai ter que jogar e corresponder. Não adianta poupar. Ele está sabendo do risco que corre", declarou o técnico Vanderlei Luxemburgo. Leo Moura vai atuar no futebol dos Estados Unidos, mas antes disso se despede do clube carioca na quarta-feira em amistoso com o Nacional do Uruguai no Maracanã.

O time rubro-negro deverá ter dois desfalques. O meia Everton não se recuperou do edema na coxa esquerda e já foi vetado. Já o volante Cáceres sofreu um trauma no pescoço contra o Brasil de Pelotas e neste sábado foi vetado pelo departamento médico será reavaliado.

Líder invicto do Carioca, o Botafogo tem surpreendido até mesmo seus torcedores. O técnico René Simões está confiante e comemora o retorno do meia Diego Jardel. "É um jogador que apareceu bem nos jogos, fez dois gols", destacou. Ele enalteceu os avanços do atleta. "É um jogo em que vamos ter que penetrar muito, não vai ter jeito."

Mas, se terá a volta de Jardel, o Botafogo ganhou um problema de última hora para o clássico. O atacante Bill deixou o treino deste sábado com dores na coxa direita e virou dúvida na equipe alvinegra. Caso a sua ausência seja confirmada, René Simões deve optar por Sassá ou Tássio para formar dupla de ataque com Jobson. Bill é o artilheiro do Botafogo no Estadual, com quatro gols em seis jogos.

BOTAFOGO x FLAMENGO

BOTAFOGO
Jefferson; Gilberto, Roger Carvalho, Renan Fonseca e Carleto; Marcelo Mattos, Willian Arão, Tomas e Diego Jardel; Jobson e Bill (Tássio)
Técnico: René Simões

FLAMENGO
Paulo Victor, Leonardo Moura, Wallace, Samir e Pará; Jonas (Nixon), Márcio Araújo e Canteros; Arthur Maia; Marcelo Cirino e Alecsandro
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Motivo: sétima rodada do Campeonato Carioca
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 1 de março de 2015 (Domingo)
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Péricles Bassols Cortez (RJ)
Assistentes: Dibert Pedrosa Moises (RJ) e Rodrigo Henrique Corrêa (RJ)

Tags: botafogo flamengo botafogorj flamengorj carioca Campeonato Carioca