Futebol Nacional

CRUZEIRO

Como formar novo grupo vencedor?

Com muitas mudanças no grupo de jogadores, Raposa busca resgatar a fluência que a levou a conquistar as duas últimas edições e a encantar os mais exigentes admiradores de futebol de todo o país

postado em 08/05/2015 08:58 / atualizado em 08/05/2015 09:04

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
Campeão nas últimas duas edições, o Cruzeiro entra no Campeonato Brasileiro de 2015 tentando se manter no topo. A tarefa não é das mais fáceis, não só pela concorrência sempre acirrada, mas também pelas muitas mudanças por que passou desde que o capitão Fábio levantou a taça no fim de 2014.

O time perdeu jogadores-chave, como o lateral-esquerdo Egídio, o volante Lucas Silva e, principalmente, os armadores Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart, todos negociados. Além do atacante Marcelo Moreno, que acabou devolvido ao Grêmio (hoje está no futebol chinês), e do volante reserva Nílton, agora no Internacional. Já o zagueiro Dedé e o armador Júlio Baptista se recuperam de cirurgias no joelho.

A Raposa foi em busca de peças de reposição, mas a maioria dos que chegaram demora a render o mesmo dos que saíram. O armador uruguaio De Arrascaeta é jovem e talentoso como Éverton Ribeiro, mas ainda busca se adaptar ao clube e ao Brasil. O lateral-esquerdo Mena não repetiu a desenvoltura do antigo camisa 6. Tanto que o Cruzeiro buscou Fabrício no Internacional para continuar a ter força ofensiva pelo setor. O volante Willians, por sua vez, tem maior poder de marcação do que Lucas Silva e Nílton, mas precisa melhorar a saída de bola e a finalização.

Dos que chegaram este ano, quem mais agrada ao torcedor até o momento é Leandro Damião, que é o goleador da equipe no ano, com 12 gols, nove dos quais lhe deram a artilharia do Campeonato Mineiro. Mas o atacante é afetado pelo mesmo problema dos demais novatos e até dos remanescentes: a falta de entrosamento, que impede a equipe de ser regular.

Isso, porém, não tira a esperança dos cruzeirenses. Afinal, em 2013, a Raposa passou por problemas parecidos, perdeu o Campeonato Mineiro para o arquirrival, mas embalou no decorrer do Brasileiro e acabou campeã. “Nossa equipe vem de reformulação, e isso gera dificuldades. Tem gente chegando, outros melhorando a forma física, todos precisando de entrosamento. Mas, mesmo assim, tivemos coisas positivas, como a classificação (em primeiro lugar no Grupo 3) na Libertadores”, analisa o goleiro Fábio.

O CRAQUE

DE ARRASCAETA

Iiniciou a temporada de forma tímida, mas aos poucos foi se soltando e já deu para mostrar que pode ser o maestro de que o Cruzeiro precisa para seguir forte. O armador, de apenas 20 anos, disputará seu primeiro Brasileiro, no qual terá a chance de crescer com a Raposa.

O COMANDANTE

MARCELO OLIVEIRA


Campeão nos últimos dois anos, Marcelo Oliveira atingiu novo patamar na carreira. Agora, tentará provar que é mesmo um dos melhores técnicos do Brasil, fazendo novamente do Cruzeiro um time não apenas eficiente, mas também capaz de continuar encantando em campo. Para tanto, aposta na sequência de jogos e na chegada de pelo menos dois reforços já solicitados à diretoria. Apesar das mudanças de jogadores, ele mantém o sistema 4-2-3-1. Seu desafio é evitar que a equipe se torne previsível, como em alguns momentos do ano passado. Ele também busca maior consistência defensiva. "Este Brasileiro será novamente desafiador e muito competitivo. O atual time está modificado, mas ainda pode crescer muito", Marcelo Oliveira.

Maior artilheiro: Marcelo Ramos, 45 gols, de 1995 a 2003

Tags: cruzeiroec