Futebol Nacional

FLAMENGO

Depois de uma reunião com a diretoria, Vanderlei Luxemburgo é demitido do Flamengo

Treinador foi dispensado em decisão tomada por causa do mau começo no Brasileiro

postado em 25/05/2015 22:34 / atualizado em 25/05/2015 22:55

Maurício Val/VIPCOMM
Vanderlei Luxemburgo não resistiu à má fase do Flamengo e acabou demitido. Na noite desta segunda-feira, o técnico se reuniu com a diretoria rubro-negra e ouviu do presidente Eduardo Bandeira de Mello que, após 10 meses, está dispensado do cargo. A decisão aconteceu após o mau início de Campeonato Brasileiro feito pela equipe, com duas derrotas e um empate em três jogos.

Luxemburgo chegou ao Flamengo no meio da temporada passada, quando os rubro-negros corriam risco de rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Com o treinador, a equipe subiu de produção e escapou da degola com algumas rodadas de antecedência.

Neste ano, sob seu comando, o Flamengo não conquistou o Campeonato Carioca, ao ser eliminado pelo Vasco nas semifinais. A saída do Estadual iniciou a pressão sobre Luxemburgo, que não conseguiu melhorar as atuações da equipe no Campeonato Brasileiro.

A pressão chegou ao auge nesta segunda-feira quando, após a derrota por 2 a 1 para o Avaí no domingo, o elenco flamenguista foi cobrado por membros de torcida organizada ao desembarcar no Rio de Janeiro. Logo em seguida à chegada em solo carioca, Luxemburgo foi chamado para reunião com a diretoria, que culminou em sua demissão.

Encerrada nesta segunda-feira, esta foi a quarta passagem do técnico pelo Flamengo, uma vez que ele já esteve à frente da equipe em 1991, 1995 e de 2010 a 2012. No total, acumulou 245 jogos no comando rubro-negro, com 127 vitórias, 67 empates e 51 derrotas, totalizando aproveitamento de cerca de 60,95%.

A demissão aconteceu três semanas após o técnico ser especulado como possível nome para substituir Muricy Ramalho no comando do São Paulo. Naquela ocasião, Luxemburgo admitiu ter sido contatado pela diretoria tricolor e enalteceu o clube do Morumbi, mas recusou a proposta por estar feliz no Flamengo.

A diretoria rubro-negra terá pouco tempo para buscar um novo nome, já que o time volta a campo nesta quarta-feira, pela terceira fase da Copa do Brasil, contra o Náutico, no Maracanã. A tendência é a de que Jayme de Almeida comande o time diante dos pernambucanos.

Tags: flamengorj vanderlei luxemburgo