Futebol Nacional

CAMPEONATO BRASILEIRO

Sport marca no fim, derruba invencibilidade do Goiás e fica em 3º no Brasileiro

Leão subiu na tabela e tomou o terceiro lugar do Atlético

postado em 04/06/2015 23:06

Site oficial do Sport
Na noite desta quinta-feira, o Sport protagonizou mais um resultado positivo nos acréscimos finais. Com gol de Maikon Leite aos 47 minutos do segundo tempo, a formação de Recife superou o Goiás por 1 a 0, derrubando a invencibilidade esmeraldina no Campeonato Brasileiro. O duelo marcou o retorno do experiente Hélio dos Anjos, hoje do lado visitante, à Ilha do Retiro, onde viveu grandes momentos dirigindo o clube rubro-negro.

Superior no compromisso, a formação de Recife chega aos 11 pontos, figurando no terceiro posto, completando o G4 ao lado de Atlético-PR (12), Ponte Preta (11, superior no saldo de gols) e Atlético, o quarto, com dez. O Periquito, que conheceu seu primeiro revés, é o oitavo, reunindo oito unidades.

O próximo desafio nordestino, o sexto na elite nacional, ocorre domingo, às 19h30 (de Brasília), diante do Fluminense, no Maracanã. O clube de Goiânia, no mesmo dia e horário, recebe o Avaí, no Serra Dourada.

O jogo
– Com Erik, revelação do último Campeonato Brasileiro, barrado tecnicamente por Hélio dos Anjos, o Goiás apresentou boa movimentação ofensiva, através de Bruno Henrique e o jovem Carlos Eduardo – de apenas 18 anos. Porém, as primeiras chances foram criadas pelo Sport, que encaixou seu jogo a partir dos 15 minutos.

As primeiras chances rubro-negras, no entanto, vieram com a bola parada. Quando o relógio apontou a marca dos 19, Diego Souza, em jogada ensaiada, acionou Durval na área. O experiente zagueiro tentou escorar para Rithely, mas acabou concluindo em gol. A testada despretensiosa passou rente ao ângulo esquerdo de Renan. Com 18 jogados, o camisa 87 cobrou falta com veneno, tirando tinta do travessão esmeraldino.

A oportunidade inaugural por terra do Leão apareceu aos 32 minutos. Neto Moura recebeu de Samuel Xavier na área e chutou firme, rasteiro. Porém, Renan, atento, praticou a defesa com as pernas. Curiosamente, a partir deste instante, o Goiás encaixou a marcação e criou duas belas chances para abrir a contagem no Recife.

Com 34 jogados, Felipe Menezes executou boa jogada pela ponta direita, ergueu a cabeça e cruzou para trás, rasteiro. Rodrigo finalizou firme e exigiu defesa providencial de Danilo Fernandes, que se esticou no ângulo esquerdo. Três minutos mais tarde, em contragolpe fulminante, Renan repôs a bola acionando Carlos Eduardo. O atacante partiu em velocidade e serviu Bruno Henrique. Livre na área, o camisa 9 optou pela conclusão rasteira e viu o arqueiro mandante desviar providencialmente, evitando o tento. O árbitro Flávio Rodrigues Guerra, contudo, apontou tiro de meta.

Insatisfeito, Eduardo Baptista promoveu duas alterações quando retornou do intervalo: as entradas de Mike e Maikon Leite nas respectivas vagas de Neto Moura e Régis. O ex-palmeirense, detentor da camisa 11, foi responsável por criar uma bela oportunidade em seu primeiro toque na bola. Antes da primeira volta no relógio, dianteiro aproveitou sobra na intermediária e finalizou rasteiro, colocado. A tentativa passou rente à trave esquerda de Renan.

Participativo, Maikon Leite ainda foi protagonista de dois perigosos lances. Aos 19 minutos, o atacante invadiu a área e acabou derrubado por carrinho de Felipe Macedo. Flávio Rodrigues Guerra, porém, não viu pênalti. Com 25 jogados, o camisa 11 aproveitou cruzamento da esquerda e testou firme, para o chão, carimbando a trave de Renan.

O Goiás ainda teve a chance de arrancar a vitória em território recifense quando o relógio apontou a marca dos 33. Bruno Henrique invadiu a área pelo setor direito, foi à linha de fundo e cruzou mal, rasteiro, sem olhar. A bola passou à frente de Willian Kozlowski.

Nos acréscimos, a equipe de Eduardo Baptista se lançou ao ataque e conseguiu o gol da vitória, aos 47 minutos. Samuel Xavier cruza na área, Joelinton escora de cabeça e Maikon Leite, equilibrado, finaliza firme, com consistência, no canto direito de Renan.

Tags: sportpe goiasgo brasileiro ilha retiro