Futebol Nacional

CAMPEONATO BRASILEIRO

Em Cuiabá, Vasco e Flamengo colocam técnicos à prova em clássico dos 'desesperados'

Os dois clubes cariocas se encontram no Z4 do Campeonato Brasileiro

postado em 28/06/2015 10:25 / atualizado em 28/06/2015 10:45

Paulo Fernandes/Vasco da Gama
Um clássico disputado em clima de desespero. Esse é o cenário do duelo entre Vasco e Flamengo, que se enfrentam neste domingo, às 18h30, na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT), pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro voltou ao grupo de queda com a derrota de 2 a 0 para o Atlético-MG, que o manteve estacionado com sete pontos. O Cruz-Maltino vive um drama maior. Após perder de 2 a 1 para o Sport despencou para a lanterna com apenas três pontos.

O time perdeu os últimos cinco jogos e ainda não sabe o que vencer neste Brasileirão. O técnico Doriva não resistiu aos tropeços e deixou o clube para a chegada de Celso Roth, que vai estrear. Ciente da necessidade de começar com vitória sua caminhada no Vasco, Celso Roth procura olhar o lado positivo de estrear logo em um clássico.

"Trata-se de um clássico, de um jogo muito importante para o Vasco e da possibilidade de iniciarmos a nossa reação no Campeonato Brasileiro. Estamos todos mobilizados. Todos estão encarando as próximas partidas como uma bela oportunidade para reagir", avisou o treinador vascaíno.

Cristóvão Borges, comandante do Flamengo, tem discurso parecido do outro lado, reconhecendo inclusive o clima de desespero do encontro. "São duas equipes de grande tradição e que não podem pensar na possibilidade de perderem novamente. Portanto, tem todo um clima de nervosismo, que acrescenta ainda mais rivalidade ao jogo. Mas são duas grandes equipes, com potencial de reação e espero que o Flamengo esteja em um melhor dia", explicou Cristóvão.

O mistério tomou conta da semana nos dois clubes e por isso descobrir a escalação de ambos para o clássico é tarefa complicada. No Vasco, após ver seu Uruguai ser eliminado na Copa América, o goleiro Martin Silva reaparece na vaga de Charles. Já o zagueiro Luan, suspenso por ter sido advertido com o terceiro cartão amarelo diante do Sport, cede o posto a Anderson Salles.

Pelo lado do Flamengo, hostilizado pelos torcedores há muitos jogos, o lateral-direito Pará, que vinha atuando de forma improvisada na esquerda, parece ter tirado a paciência de Cristóvão, que o barrou para a entrada de Anderson Pico. O curioso é que mesmo tendo dois laterais de origem pelo lado direito, Pará e Ayrton, Cristóvão prefere manter o volante Luiz Antonio improvisado no posto.

O volante Jonas retorna ao time titular após cumprir suspensão contra o Galo. Assim, Gabriel ficará como opção no banco de reservas. Outro barrado é Eduardo da Silva, que deixa o time para a entrada de Alan Patrick.

As duas equipes se enfrentaram quatro vezes nesta tempoarada. O Flamengo ganhou um amistoso de pré-temporada por 1 a 0, em Manaus (AM), e por 2 a 1 na fase de classificação do Campeonato Carioca. Porém, na fase semifinal do Estadual, após empate sem gols no primeiro encontro, o Cruz-Maltino ganhou a partida decisiva por 1 a 0 e avançou para a decisão, conquistando depois o caneco na final com o Botafogo e quebrando um jejum de 12 anos sem vencer aquela competição.

FICHA TÉCNICA

VASCO X FLAMENGO


Local:
Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)
Data: 28 de junho de 2015 (Domingo)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-SC)
Assistentes: Kléber Lúcio Gil (Fifa-SC) e Guilherme Dias Camilo (Fifa-MG)

VASCO: Martin Silva, Madson, Anderson Salles, Rodrigo e Christiano; Pablo Guiñazú, Serginho, Jhon Cley e Emanuel Biancucchi; Duvier Riascos e Gilberto
Técnico: Celso Roth

FLAMENGO: Cesar, Luiz Antonio, Wallace, Samir e Anderson Pico; Jonas, Márcio Araújo, Héctor Canteros, Alan Patrick e Everton; Emerson Sheik
Técnico: Cristóvão Borges

Tags: seriea flamengorj vascorj campeonato brasileiro