Futebol Nacional

CAMPEONATO BRASILEIRO

Com dois a menos, Fluminense vence Goiás de virada no Serra Dourada e entra no G-4

Donos da casa estão há seis jogos sem vencer, mas já apresentaram evolução

postado em 28/06/2015 18:40 / atualizado em 28/06/2015 19:37

Nelson Perez/Fluminense FC
O Fluminense fez jus ao apelido de time de guerreiros na tarde deste domingo. Com dois jogadores a menos, o Tricolor conseguiu vencer o Goiás no Serra Dourada por 2 a 1, de virada, em partida válida pela nona rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Erik marcou para o Esmeraldino, enquanto Wagner e Edson garantiram o primeiro triunfo tricolor fora do Rio na competição e os cariocas no G4.

Os donos da casa estão há seis jogos sem vencer, mas já apresentaram evolução no primeiro jogo com o técnico interino Augusto César, que comanda a equipe sub-20. A equipe apresentou diversas chances de decretar o triunfo, mas desperdiçou. Os anfitriões tiveram inclusive um pênalti cobrado por Felipe Menezes e defendido por Diego Cavalieri. Os visitantes, por sua vez, conquistaram a primeira vitória longe do Maracanã de forma heroica.

Com o resultado, a equipe das Laranjeiras chegou aos 17 pontos e ingressou na zona de classificação para a Copa Libertadores. Já o time alviverde permaneceu com os mesmos nove somados e continua fugindo da zona de rebaixamento.

Pela décima rodada, o Goiás tem compromisso marcado com o Figueirense no Orlando Scarpelli, às 19h30 (de Brasília) da próxima quinta-feira. Já o Fluminense encara o Santos no Maracanã, às 21 horas (de Brasília) do mesmo dia.

Fluminense começa dominando, mas não ameaça e toma pressão no fim

O Tricolor começou a partida dominando e trocando passes, apresentando maior posse de bola. Porém, encontrava dificuldades de transformar tal vantagem em chances de gol. Enquanto isso, o Esmeraldino se aproveitava dos contra-ataques.

A primeira oportunidade de perigo ocorreu aos nove minutos, protagonizada justamente pelo Alviverde. Em confusão na meia-lua, Bruno Henrique ficou com a bola, driblou Gum e bateu para defesa de Diego Cavalieri no susto.

Os donos da casa voltaram a ameaçar apenas com 29 jogados, já que os visitantes eram pouco efetivos. Felipe Menezes cobrou falta cruzando para a área. Felipe Macedo subiu mais alto que a defesa e desviou, mas Erik não conseguiu alcançar, e a bola saiu ao lado do gol.

Entretanto, não demorou para o Goiás abrir o placar, o que aconteceu aos 32. Em contra-ataque, Liniker lançou Erik em velocidade, e o atacante ganhou de Gum. Cavalieri saiu atrasado, e o jovem atleta tocou por cima do arqueiro para marcar seu primeiro gol neste Campeonato Brasileiro, após quatro partidas sem ao menos ocupar um lugar no banco de reservas.

Depois do tento, a equipe esmeraldina continuou pressionando. Antônio Carlos perdeu bola para Erik, que tocou para Felipe Menezes. O meia invadiu a área e finalizou, mas a bola acabou desviando na zaga. Na sequência, Fred subiu mais alto em cobrança de escanteio e cabeceou. Bruno Henrique tentou completar, mas mandou para fora.

O Fluminense conseguiu criar sua primeira boa chance apenas com 46 jogados. Wellington Silva recebeu passe pelo lado direito, entrou na área e tocou para Magno Alves, que bateu em cima de Felipe Macedo.

Tricolor reage, vira a partida e administra vantagem com dois homens a menos
O time anfitrião não perdeu o embalo e voltou do intervalo já ameaçando. Com menos de um minuto de jogo no segundo tempo, Bruno Henrique invadiu a área na saída de bola, mas Antônio Carlos bloqueou o chute.

O Tricolor decidiu reagir na partida e conseguiu o empate aos sete. Wellington Silva recebeu bom passe do lado direito e cruzou para a área. A zaga tirou errado, e Lucas Gomes ficou com a bola. Ele rolou para trás, Vinícius chutou, e Wagner apareceu para completar para dentro das redes.

A situação dos cariocas ficou mais difícil a partir dos nove minutos. Erik fez boa jogada e ficou cara a cara com Cavalieri, mas Gum apareceu para cortar de carrinho. Porém, a bola tocou sua mão, acarretando a penalidade máxima e a expulsão do zagueiro. Felipe Menezes cobrou no meio do gol, e o arqueiro tricolor fez ótima defesa.

Com isso, a equipe das Laranjeiras renovou seu ânimo e virou o jogo. Em cruzamento de Lucas Gomes com direção à área, Henrique ajeitou, e Edson ficou com a bola para mandar para o fundo das redes e marcar seu primeiro gol na competição.

O Goiás voltou a ameaçar apenas aos 22 minutos. Em cobrança de escanteio, Felipe Macedo cabeceou com perigo. Bruno Henrique tentou desviar, mas não alcançou, e a bola saiu pela linha de fundo. Aos 29, Felipe Menezes armou boa jogada e chutou cruzado. Wagner tentou tirar e quase marcou um gol contra.

Os problemas aumentaram para o Fluminense com 36 marcados no relógio. Vinícius levou pisão no pé esquerdo, saiu de campo, mas não conseguiu voltar. Como o técnico Enderson Moreira já havia realizado as três substituições, os visitantes ficaram com dois jogadores a menos.

Nos minutos restantes do segundo tempo, o Goiás desperdiçou mais oportunidades de igualar o marcador, não aproveitando a superioridade numérica. Cavalieri se destacou defendo chute de Willian Kozlowski aos 37, e Bruno Henrique ainda cabeceou com perigo aos 43, desperdiçando a última boa chance da partida.


Tags: fluminenserj goiasgo seriea brasileiro