
Em declaração ao site oficial do Atlético, Nepomuceno disse que as conversas para a realização da competição avançaram muito. “Foi uma reunião muito proveitosa. Entendo que houve avanço. Outros encontros acontecerão com o objetivo de colocar em prática o desejo que temos na realização da Copa Sul-Minas, que entendo ser uma evolução do nosso calendário”, afirmou o mandatário.
Foi a quarta reunião entre os representantes dos clubes. Entre os principais cartolas, destacam-se Gilvan de Pinho Tavares, presidente do Cruzeiro; Mário Celso Petraglia, presidente do Atlético-PR; Romildo Bozan, presidente do Grêmio; e André Macias, vice-presidente do Coritiba, clube idealizador do retorno da competição interestadual.
Modelo da Sul-Minas

O projeto executivo também contempla proposta de gestão profissional com a criação de um conselho administrativo. A diretoria da Copa seria liderada por um CEO, diretor de competições, diretor jurídico, comunicação e marketing - todos remunerados -, além de oito membros dos clubes participantes fixos.
“A administração e gestão da Copa Sul-Minas 2016 pretende ser um diferencial em promoção de eventos de futebol no Brasil. Com a proposta de não trabalhar apenas com a corretagem dos valores recebidos pela promotora, parceira dos direitos televisivos, mas sim construir ferramentas e ações de patrocínio e apoio promocional que contemplem todos os clubes participantes de forma isonômica”, diz o documento.
A comercialização antecipada de ingressos também é lembrada ao longo do projeto. Através de call-center, autoatendimento e aplicativos mobile, a organização do torneio pretende otimizar a aquisição dos bilhetes. Um esquema (foto) apresenta os processos.
Patrocínio

“Criar ações de patrocínio e apoio promocional que contemplem todas as arenas esportivas envolvidas no evento, com cotas únicas de ativação em mídia estática outdoor e marketing direto e promocional, com a distribuição de direitos em cotas iguais para todos os clubes participantes”, planeja outro trecho do documento.
Responsável pela maior cota de patrocínio, a dona dos direitos de transmissão para televisão terá papel fundamental na viabilização do torneio. Conforme apurou o Superesportes, a rede Esporte Interativo, do Grupo Warner, e a Fox Sports já mostraram interesse na aquisição da Sul-Minas.
Inspiração na Liga dos Campeões e NBA

Algumas ações especiais já estão definidas, inclusive. Inspirada na NBA, a Sul Minas pretende criar camiseta e hashtag dos jogos, promoção voltada para áreas vip’s e incentivos de inovação para cobertura jornalística do evento. Além disso, em campo, pré-jogo com entrosamento com torcida e trabalho em parceria com mascotes.
Regional x Estadual
O projeto executivo também compara a média de público da Copa Nordeste, torneio regional de sucesso, com os estaduais de Minas e do Sul. “O apelo emocional e esportivo de um evento que envolve os melhores clubes de futebol de quatro grandes estados da federação, proporciona maior retorno comercial, institucional e de marca substancialmente maior que o retorno atingido nos campeonatos estaduais”, diz o plano.
A média de público dos estaduais de Minas Gerais (5.377), Santa Catarina (3.562), Paraná (3.177) e Rio Grade do Sul (4.587) são bem inferiores a da Copa do Nordeste (7.830), que voltou a ser disputada em 2010 com 20 clubes. Principais equipes da competição, Ceará, Bahia e Fortaleza tiveram ótimos índices, individualmente: 24.282, 20.049, 18.922, respectivamente.
* Com informações de Tiago Mattar
