Futebol Nacional

CAMPEONATO BRASILEIRO

São Paulo desafia Joinville fora de casa em busca de superar baixas e se aproximar dos líderes

Tricolor quer encostar nos líderes, ao passo que a equipe catarinense busca sair do Z4

postado em 02/09/2015 09:12 / atualizado em 02/09/2015 09:22

Érico Leonan / saopaulofc.net
Desfalcado por dez jogadores, o São Paulo visita o Joinville às 19h30 desta quarta-feira tentando conter o ímpeto do vice-lanterna na Arena Joinville. Pela 22ª rodada, o Tricolor pode voltar a ter sua vaga no G4 do Campeonato Brasileiro em caso de vitória.

A lista de jogadores ausentes é tão grande quanto a escalação são-paulina. Rogério Ceni, Denis, Carlinhos, Breno, Luiz Eduardo, Lucão, Alan Kardec e Luis Fabiano estão lesionados. Rodrigo Caio foi convocado à Seleção Olímpica, enquanto Hudson cumpre suspensão, e Rogério ainda não está apto legalmente para estrear.

Isto torna a escolha dos titulares uma dura tarefa para Juan Carlos Osorio, que optou por esconder suas intenções fechando o último treino antes da partida. Como consolação o técnico ao menos volta a ter Bruno e Centurión à disposição, e a dupla tem chances de ser titular.

Ainda que a quantidade de desfalques preocupe, o São Paulo usa as atuações dos dois últimos jogos para alimentar as esperanças de emplacar a trinca nesta quarta-feira. São dois triunfos seguidos por 3 a 0 (sobre Ceará e Ponte Preta), nos quais a equipe superou as dificuldades de organização e passou a converter melhor as chances criadas.

A melhora após três derrotas seguidas rendeu classificação às quartas de final da Copa do Brasil e reaproximação ao G4 do Brasileirão. O São Paulo ocupa o quinto lugar com 34 pontos, estando atrás do Palmeiras nos critérios de desempate. “Temos que trabalhar para não deixar acontecer os mesmos erros para quando chegar a hora do jogo não termos problemas”, discursa Thiago Mendes.

Do lado mandante a lista de desfalques é bem mais curta, mas também obriga PC Gusmão a mexer no Joinville. Sem poder repetir o time que vendeu caro a derrota por 3 a 2 para o Palmeiras, o treinador lamenta as prováveis ausências de Anselmo e William Popp. “Independente de quem jogar, temos o padrão definido, vários atletas podem fazer estas funções”, pondera o treinador. “Perde-se em conjunto, mas quem entrar já vinha esperando a oportunidade”, minimiza.

O favorito para a vaga de Anselmo é Fabrício, enquanto o herdeiro do lugar de Popp ainda é mantido sob sigilo por PC Gusmão. Silvinho tem chances, assim como o recém-contratado Edson Ratinho. Seja quem for o escolhido, o treinador adianta que o esquema com três atacantes “vai continuar o mesmo”. O JEC ocupa a vice-lanterna com 19 pontos

JOINVILLE X SÃO PAULO

Local: Arena Joinville, em Joinville (SC)
Data: 02 de setembro de 2015, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (PR)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Guilherme Dias Camilo (MG)

JOINVILLE:
Agenor; Mario Sérgio, Bruno Aguiar, Guti e Diego; Naldo, Fabrício (Anselmo) e Kadu; Edson Ratinho (Silvinho), Marcelinho Paraíba e Edigar Junio.
Técnico: PC Gusmão

SÃO PAULO: Renan Ribeiro, Bruno, Edson Silva, Lyanco e Reinaldo; Wesley, Thiago Mendes, Michel Bastos, e Paulo Henrique Ganso; Centurión (Wilder) e Alexandre Pato
Técnico: Juan Carlos Osorio

Tags: saopaulosp saopaulo joinville joinvillesc seriea