Futebol Nacional

ESTADUAIS

Clássicos paulista e carioca têm tensão, brigas e depredações antes do início dos jogos

Torcedores de São Paulo e Corinthians se enfrentaram nas proximidades da Arena Itaquera. Flamenguistas depredaram banheiros em São Januário

postado em 14/02/2016 16:58 / atualizado em 14/02/2016 17:26

Reprodução Twitter
O domingo de clássicos nos campeonatos paulista e carioca foi marcado por violência entre torcedores rivais antes da bola rolar. Uma briga entre os torcedores de São Paulo e Corinthians que seguiam para o clássico na Arena de Itaquera, nesse domingo, causou um tumulto no Anel Viário Magalhães Teixeira, em Valinhos (SP). A confusão envolveu aproximadamente 150 pessoas que viajavam em quatro ônibus, sendo dois de cada torcida. Relatos indicam que o encontro ocorreu próximo à Rodovia Anhanguera, que dá acesso à capital paulista.

Viaturas da Polícia Militar e Rodoviária, além de um helicóptero Águia da PM, foram encaminhados para atender às ocorrências. Motoristas que presenciaram o confronto disseram que os torcedores portavam martelos e machados, entre outros objetos. Pelo menos dois ônibus tiveram as janelas quebradas em meio à confusão. Também ouve congestionamento até que os torcedores fossem dispersados.

Depredação e gás de pimenta

Mesmo com forte aparato policial para garantir a integridade dos torcedores no Clássico dos Milhões, que voltou a ser disputado em São Januário depois de 11 anos, a tensão predominou no clima pré-jogo. Ao menos, pelo lado do Flamengo. A torcida rubro-negra causou confusão na chegada a São Januário, na tarde deste domingo, ao depredar um dos banheiros e ser alvo do gás de pimenta.

Sem jogar no estádio desde 2005, a torcida flamenguista lotou o espaço destinado aos visitantes. Cerca de mil torcedores rubro-negros chegaram escoltados pela polícia militar, mas logo após a entrada, o clima de provocação tomou conta.

Para dispersar os torcedores e evitar um embate já nas dependências do estádio, cilindros de gás de pimenta foram atirados contra a multidão.

O tumulto se intensificou quando um dos banheiros da área dos visitantes foi depredado pela torcida. Cerca de 15 flamenguistas acabaram detidos e encaminhados ao juizado especial do estádio. A falta d´água nos banheiros e as condições precárias, relatadas por alguns torcedores, foram o principal motivo da revolta.

Tags: estaduais saopaulosp corinthianssp vascorj flamengorj