Futebol Nacional

CAMPEONATO CARIOCA

Vasco encara Flamengo para manter tabu e chegar invicto à decisão do Campeonato Carioca

Rubro-negro não vence o rival há mais de um ano, com oito partidas neste período

postado em 24/04/2016 08:47 / atualizado em 24/04/2016 08:58

Paulo Fernandes/Vasco.com.br
Campeão da Taça Guanabara, o Vasco coloca sua invencibilidade à prova em clássico contra o Flamengo neste domingo, às 16h, na Arena Amazônia, em Manaus, pelas semifinais do Campeonato Carioca. Invicto há 21 jogos, o time cruzmaltino tem melhor campanha que o adversário e por isso leva vantagem de jogar pelo empate. E, no que depender dos últimos confrontos entre as equipes, o torcedor vascaíno pode ficar mais animado.

Na atual competição, a equipe do técnico Jorginho venceu uma e empatou outra partida contra o rival. O Flamengo não consegue vencer o Vasco já tem mais de um ano - são oito jogos no total. O último triunfo rubro-negro aconteceu em março de 2015 (2 a 1), ainda pela primeira fase do Estadual. De lá para cá foram cinco derrotas e três empates.

Apesar dos números favoráveis, o técnico Jorginho tratou de tirar qualquer peso de favoritismo das costas de seus jogadores. "Não ganhamos nada. Quero meus jogadores concentrados completamente nesse clássico. Nossa maior motivação não é a invencibilidade. Temos uma vantagem, e pretendemos fazer um grande jogo e ir para a final", projetou o comandante.

O treinador não confirmou a escalação do time. Em relação ao clássico contra o Fluminense, a única mudança deve ser a entrada do volante Diguinho no lugar de Marcelo Mattos, que terá de cumprir suspensão por ter sido expulso na rodada final da Taça Guanabara.

EVITAR PROVOCAÇÕES

Os jogadores do Flamengo admitem que existe um incômodo em ficar tanto tempo sem vencer um rival. No entanto a ordem é manter a cabeça tranquila e não entrar em qualquer provocação do adversário. E isso vale especialmente para o atacante Guerrero.

O peruano enfrentou o Vasco cinco vezes e jamais venceu. Também nunca balançou as redes contra o adversário e um dos motivos para isso é a marcação especial que leva do zagueiro Rodrigo. Todo jogo os dois travam um duelo à parte. No último encontro entre os dois (empate por 1 a 1) houve empurra-empurra, provocação e xingamentos.

Após uma encarada, Rodrigo beliscou o peito de Guerrero. No lance seguinte, o peruano acertou uma cotovelada no zagueiro. Ninguém foi expulso durante a partida, mas o Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro levou os dois a julgamento. O centroavante recebeu uma advertência e o zagueiro foi punido por um jogo, mas conseguiu efeito suspensivo.

Em campo, o técnico Muricy Ramalho não contará com o zagueiro Juan, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e o atacante Emerson Sheik, machucado. O atacante Fernandinho, que fez sua estreia contra o Confiança-SE, pela Copa do Brasil, não foi inscrito no Carioca. Na zaga César Martins está recuperado de dores no joelho esquerdo e substitui o veterano Juan. Na frente, Marcelo Cirino segue como dupla de Guerrero.

CASA CHEIA

A Arena Amazônia deve ter casa cheia. Mais de 40 mil ingressos foram vendidos. Para evitar tumultos, 600 voluntários receberam treinamento na última quinta-feira no próprio local da partida e terão a incumbência de organizar a chegada dos torcedores.

VASCO X FLAMENGO


VASCO
Martín Silva, Madson, Luan, Rodrigo e Julio Cesar (Henrique); Diguinho, Julio dos Santos, Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique e Riascos Técnico: Jorginho


FLAMENGO
Paulo Victor, Rodinei, César Martins (Léo Duarte), Wallace e Jorge; Cuéllar, William Arão, Mancuello e Alan Patrick; Marcelo Cirino e Paolo Guerrero
Técnico: Muricy Ramalho


Local: Arena da Amazônia, em Manaus (AM)
Hora: 16h (de Brasília)
Árbitro: Leonardo Garcia Cavaleiro
Assistentes: Wagner de Almeida Santos e Daniel do Espírito Santo

Tags: flamengo vasco nacional seriea carioca2016 flamengorj vascorj Campeonato Carioca