Futebol Nacional

MERCADO DA BOLA

Com abertura da janela, clubes se movimentam em busca de reforços do exterior; veja resumo

Equipes brasileiras já podem registrar jogadores vindos de fora do país

postado em 20/06/2016 19:35 / atualizado em 20/06/2016 20:25

Divulgação
A data tão esperada pelos clubes brasileiros finalmente chegou. 20 de junho de 2016 marca a abertura da janela de transferências internacionais e as equipes da Série A já se movimentam em busca de reforços. Enquanto algumas diretorias já apresentaram - e regularizaram - atletas, outras seguem em negociações.

Com três nomes acertados, o Santos é o clube que mais se aproveitou do mercado do exterior até aqui - seguido de perto por Atlético, Botafogo e Internacional. Apesar de ainda não terem anunciado reforços “estrangeiros” nesta janela, América, Cruzeiro, Sport e Vitória já abriram negociações por atletas de fora do Brasil.

De atletas de seleção a incógnitas, veja o que cada diretoria dos clubes da Série A fez até agora.


América

Após a contratação dos laterais Bruno Teles e Gilson, o América segue em busca de reforços. Outro setor considerado prioridade pela diretoria é o ataque. O meio-campista Francisco Castro, ex-Universidad de Chile, tinha acertado tudo com o América. O chileno, no entanto, foi reprovado nos exames médicos e não assinou contrato. A procura segue e o principal alvo é o mercado estrangeiro.

Atlético


Rodrigo Clemente/EM

Mesmo com elenco considerado um dos mais ‘fortes’ do Brasileirão, o Atlético segue em busca de reforços e vê no exterior a melhor alternativa para novas contratações. Com a lateral esquerda enfraquecida devido às recorrentes convocações do titular Douglas Santos e lesões de Mansur, o Galo foi atrás de um velho conhecido do futebol brasileiro: Fábio Santos. Além do lateral ex-Corinthians, que estava atuando no Cruz Azul, do México, o Alvinegro quer fortalecer a zaga. E, para isso, está negociando com o companheiro de posição de Erazo na Seleção Equatoriana, Arturo Mina. Porém, a participação do zagueiro na Libertadores com o Independiente del Valle pode ser um entrave. O defensor Ronaldo Conceição, ex-River Plate, do Uruguai, já foi anunciado pela diretoria atleticana para reforçar o sistema defensivo.

Atlético-PR

Campeão estadual e com campanha irregular no Campeonato Brasileiro, o Atlético-PR ainda não anunciou reforços estrangeiros até aqui. A prioridade, segundo a própria diretoria do clube, é contratar um lateral-esquerdo.

Botafogo

Na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro e carente de jogadores experientes, o ‘Fogão’ acertou a contratação dos atacantes Rodrigo Pimpão, que estava no Emirates Club, dos Emirados Árabes Unidos, e Canales, ex-Universidad do Chile. O sonho da diretoria alvinegra segue sendo o centroavante Barcos, que atua no Sporting, de Portugal.

Chapecoense

Vindo do Saba Qom, do Irã, o zagueiro Filipe Machado foi o único apresentado pela Chapecoense proveniente de transferências internacionais até aqui. Com boa campanha no Brasileirão, o clube optou por reforços caseiros: os meio-campistas Rodrigo Andrade, ex-Audax, Arthur Maia, ex-Vitória, Sérgio Manuel, ex-Água Santa, e Rafael Bastos, ex-América.

Corinthians

O Corinthians perdeu o zagueiro Felipe, que se transferiu para o Porto. O clube tenta a contratação do zagueiro Naldo, mas a negociação é considerada “complicada” pela diretoria. Apresentado nesta segunda-feira, o técnico Cristóvão Borges já pediu reforços. Nomes como Fagner, Elias, Cássio e Romero são os mais prováveis a deixarem o clube.

Coritiba

Novo reforço do Coxa, o inglês naturalizado turco, Colin Kazim, já chegou e vestiu a 10 do clube. O meia-atacante estava atuando pelo Celtic, da Escócia. O time paranaense ainda reforçou o sistema de marcação com a contratação do volante Edinho. O jogador chegou após um troca com o Grêmio envolvendo a ida do atacante Negueba à equipe gaúcha.

Cruzeiro

AFP PHOTO

Em busca de nomes experientes para fortalecer o jovem elenco do Cruzeiro, a diretoria sondou e abriu negociações com vários jogadores de fora do Brasil, mas ainda não anunciou nenhuma contratação. Entre os atacantes, nomes como os de Rafael Sóbis, Nilmar e Rafael Martins entraram na pauta. A definição sobre Sóbis deve acontecer em breve. Além deles, o lateral-direito do Barcelona, Douglas, esteve próximo de um acordo com o clube. Para a mesma posição, Maicon, de 34 anos, deve voltar para o Brasil e está na lista de 'desejáveis' do Cruzeiro. Maxwell, que defendeu o PSG na última temporada, é outra opção para o setor. A negociação pelo jogador, no entanto, é tida como difícil pela diretoria. Outro atleta ventilado na equipe celeste é o ex-volante do Corinthians, Guilherme. Segundo um jornal italiano, ele deve deixar a Udinese-ITA e pode reforçar a Raposa.

 

Figueirense

O Figueirense ainda não buscou reforço ‘internacional’. Nos últimos dias, o clube catarinense anunciou a contratação do lateral-esquerdo Pará, negociado por empréstimo ao Cruzeiro. No comando do ataque, a principal contratação chegou há quatro meses: Rafael Moura. O atacante é o artilheiro da equipe no Campeonato Brasileiro com cinco gols.

Flamengo

Após meses de procura, o Flamengo anunciou na última semana as contratações dos zagueiros Rafael Vaz e Réver. Mesmo assim, o nome do também defensor argentino Donatti, do Rosário Central, segue em pauta. Por já possuir quatro estrangeiros no elenco (um a menos que o permitido pela CBF em partidas nacionais), o clube trata com parcimônia a contratação de outros “gringos”.

Fluminense

Não é novidade que o Fluminense está em busca de opções para o seu ataque. Irregular no Campeonato Brasileiro, a equipe carioca carece de um armador e principalmente de um centroavante - após a saída recente de Fred para o Atlético. No entanto, até o momento, apenas o lateral-esquerdo William Matheus foi anunciado. O ogador estava no Toulouse, da França.

Grêmio

O Grêmio só concluiu negociações “caseiras” até aqui. Edinho deixou o clube para a chegada do atacante Negueba, ex-Coritiba. O zagueiro Wallace foi contratado ao Flamengo e já é titular da equipe comandada por Roger Machado.

Internacional

EITAN ABRAMOVICH

Com ótima campanha no início da Série A, o Internacional vem se reforçando especialmente com jogadores que já estavam no futebol brasileiro. O zagueiro Leandro Almeida chegou por empréstimo. Nilton e Réver deixaram o clube. O único reforço ‘internacional’ confirmado é o meio-campista Luis Seijas, ex-Santa Fe e que estava com a Seleção Venezuelana na Copa América. O atacante Ariel Nahuelpan, ex-Coritiba, também foi confirmado pela diretoria colorada.

Palmeiras

Líder do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras segue em busca de reforços. No começo de maio, o clube anunciou a contratação do zagueiro colombiano Yerry Mina, titular do Independiente Santa Fe-COL na Copa Libertadores. O defensor ainda aguarda a regularização na CBF para poder estrear com a camisa alviverde. O técnico Cuca também quer um nome para o ataque, por conta de suspensão a Alecsandro, pego no doping na última semana.

Ponte Preta

Após um Campeonato Paulista irregular, a Ponte se acertou sob o comando de Eduardo Baptista. Kadu, Renê Júnior, Roger, Thiago Galhardo e Pottker foram contratados para a disputa do Brasileirão. Nenhum nome “internacional” foi anunciado até agora. O lateral-esquerdo Breno Lopes chegou por empréstimo ao Cruzeiro para o lugar de Gilson. O atacante Giva, ex-Água Santa, também foi contratado. Já o defensor Wellington deve acertar com o Santa Cruz. A diretoria afirma que as prioridades são as contratações de um zagueiro e um meia.

Santa Cruz

Nos últimos dias, o Santa Cruz reforçou sua frente com o meia-atacante Marion. O jogador, que pertence ao Atlético, mas que estava emprestado ao Estoril, de Portugal, chega para ser mais uma opção ao técnico Milton Mendes. A diretoria, agora, trabalha para fortalecer a defesa da equipe. A zaga é o setor de maior carência do ‘Santinha’. Porém, os dirigentes já avisaram que a falta de poder aquisitivo está dificultando as negociações.

Santos

O Santos trabalhou rápido e já anunciou três reforços internacionais para a sequência da temporada. O meio-campista argentino Emiliano Vecchio, ex-Qatar SC, e o atacante colombiano Jonathan Copete, ex-Atlético Nacional-COL, já podem ser inscritos pela diretoria. Já o zagueiro Fabián Noguera será apresentado apenas em julho, quando acabar o contrato com o Banfield-ARG.

São Paulo

DOUGLAS MAGNO

A maior preocupação do São Paulo para esta janela é garantir as permanências dos atacantes Kelvin e Calleri e do zagueiro Maicon. O argentino deve ser negociado com o futebol europeu, enquanto os brasileiros têm contrato com o Porto. A diretoria do São Paulo tenta contratá-los em definitivo. Enquanto isso, o meia-atacante Cueva, que disputou a Copa América pelo Peru, será apresentado até o final da semana.

Sport

Apesar de os dirigentes do Leão da Ilha terem dito que estavam encontrando dificuldades no mercado brasileiro, os primeiros reforços do Sport nos últimos dias vieram exatamente do ‘país do futebol’. O zagueiro Ronaldo Alves, ex-Náutico, e o atacante Rogério, ex-São Paulo chegaram ao clube com status de titular, segundo o técnico do Sport, Oswaldo de Oliveira. A diretoria ainda espera acertar com mais um lateral-esquerdo, um volante que jogue pelo lado esquerdo, um atacante para os lados do campo e mais um centroavante.

Vitória

O Vitória ainda não anunciou reforços após a abertura da janela internacional. Entretanto, o meia Escudero, xodó da torcida do Leão, pode retornar ao clube. O jogador está tentando acertar a rescisão de contrato com o seu clube atual, o Puebla, do México, para poder voltar ao Brasil. Outro atleta em pauta é Rhayner. O atacante está sem espaço na Ponte Preta e já estaria negociando novo vínculo com o Vitória.

Tags: americamg atleticomg atleticopr botafogorj chapecoensesc coritibapr corinthianssp cruzeiro cruzeiromg figueirensesc flamengorj fluminenserj gremiors internacionalrs palmeirassp santacruzpe pontepretasp saopaulosp santossp sportpe vitoriaba futnacional mercadobola seriea copadobrasil futinternacional