TROCA DE CASA

Presidente do Ipatinga vai à FMF para oficializar mudança do clube para Betim

Itair Machado foi à Federação para registrar protocolo que intenciona modificar sede e denominação do Ipatinga Futebol Clube para cidade da Grande Belo Horizonte em 2013

postado em 20/11/2012 18:21 / atualizado em 21/11/2012 20:35

Beto Magalhaes/EM/D.A Press

O Ipatinga está perto de se transferir para Betim. Nesta terça-feira, o presidente do clube, Itair Machado, esteve na sede da Federação Mineira de Futebol (FMF) para protocolar a intenção de mudar a sede e a denominação da agremiação para 2013, seguindo as normas da Resolução da Presidência (RDP) Nº08/2011.

O pedido de transferência do Ipatinga será avaliado pela FMF e posteriormente enviado para aprovação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Caso o pedido seja acolhido, a equipe passará a se chamar Betim Esporte Clube a partir do ano que vem.

O prazo para que o Ipatinga faça a mudança de nome e sede é curto. O Conselho Técnico que definirá o formato do Módulo II do Campeonato Mineiro acontecerá nesta quarta-feira, na sede da FMF. O Tigre pode participar da reunião com o nome atual, porém terá de entrar com os papéis para alterar a denominação antes de a tabela oficial do torneio ser decidida, em dezembro.

Para que a mudança de nome do Ipatinga possa acontecer com sucesso, é necessária a autorização da CBF. Em 2012, o Boa Esporte começou o Campeonato Mineiro como Ituiutaba, mas alterou para a denominação atual antes do início da Série B do Brasileirão. Se o Tigre do Vale do Aço não conseguir fazer a modificação antes do Estadual, terá de esperar até o início da Terceira Divisão Nacional para executar a alteração.

Outra situação que complica a mudança de casa do Ipatinga para Betim é o fato de já existir um clube com o mesmo nome na cidade. O próprio Itair Machado teria ido à capital para tentar desfiliar o Betim Esporte Clube da FMF e evitar maiores problemas na transferência do Tigre.

A possível alteração na razão social – em vez de se chamar Betim Futebol Clube, passaria a ser denominado como Betim Esporte Clube – poderia ser uma solução viável para que a mudança de denominação ocorra normalmente. Porém, ao iniciar o processo de modificação, Itair Machado teria encontrado dificuldades para o fazer o registro na CBF.

'Nova moradia'

Localizada a 29 km de Belo Horizonte, Betim é a quinta maior cidade de Minas Gerais. Com cerca de 380 mil habitantes distribuídos em uma área de 346 km², o município tem a economia baseada na forte presença da indústria. A refinaria Gabriel Passos, da Petrobras, e a unidade brasileira da Fiat são as principais empresas estabelecidas na região.

Mesmo com grande potencial econômico, Betim não possui tradição no futebol. O estádio com capacidade maior de receber torcedores é o Capelão, que pertence ao Industrial Atlético Clube, time amador da cidade. As arquibancadas do espaço comportam pouco mais de dois mil torcedores.

Nos últimos meses, as especulações envolvendo a troca de sede por parte do Ipatinga se fortaleceram. A falta de apoio por parte do antigo patrocinador e a intenção de Betim em contar com um time profissional na cidade devem acarretar em uma mudança definitiva do Tigre para a Grande Belo Horizonte.

Caso o protocolo de transferência for aceito pela CBF, o Ipatinga, que passará a se chamar Betim, não mandará seus jogos na cidade. Existe um projeto para expandir o Capelão, mas a princípio, o novo time da Região Metropolitana deverá jogar na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, a 82 quilômetros da futura casa.

Tags: ipatingafc