REPRESENTANTES DE MINAS

Equipes rebaixadas ao Módulo II podem 'herdar' a última vaga mineira na Série D

Preferência é para o América de Teófilo Otoni, que terminou em 11º lugar na primeira fase do Campeonato Mineiro. URT e Minas Futebol, do Módulo II, também são cogitados

postado em 21/05/2013 16:43 / atualizado em 21/05/2013 20:29

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press

Nem tudo foi ruim para América de Teófilo Otoni e Araxá, rebaixados no Campeonato Mineiro de 2013. Com as recusas de Tombense, Caldense, Guarani e Nacional, os clubes que caíram para o Módulo II do Estadual podem herdar a terceira e última vaga de Minas Gerais na Série D do Campeonato Brasileiro, que começa em menos de duas semanas. As outras equipes já confirmadas na competição são Villa Nova e Tupi.

A curiosa situação tornou-se evidente não somente pela desistência dos clubes, mas também pelo fato de América e Boa Esporte, oitavo e décimo colocados na primeira fase do Campeonato Mineiro, estarem na Série B, e o Tupi, que terminou em quinto lugar, já ter a presença garantida na Série D por conta do rebaixamento no ano anterior na Terceira Divisão. Por ter finalizado o Estadual em 11º lugar, o América-TO tem a preferência pela vaga.

“Tombense, Caldense e Guarani já haviam notificado junto à Federação suas desistências da Série D. A expectativa era a de que o Nacional pudesse participar, como o próprio clube deu a entender há alguns dias, mas isto não aconteceu. Com essa situação, o direito de disputar o torneio passa para o América de Teófilo Otoni, que já foi contatado a respeito disso”, explicou Rodrigo Diniz, secretário-geral da FMF, em contato com o Superesportes nesta terça-feira.

De acordo com Diniz, o América de Teófilo Otoni tem um prazo de no máximo dois dias para confirmar ou não a participação na Série D do Brasileiro. Em caso de resposta negativa da equipe do Vale do Mucuri, imediatamente o Araxá, lanterna da primeira fase do Campeonato Mineiro, será convidado para representar Minas Gerais no torneio nacional. “O prazo pode ser estendido para 48 horas. Até lá o clube tem de informar a decisão de jogar ou não a competição”, salientou.

Campeão e vice do Módulo II estão na lista

Se os dois rebaixados do Campeonato Mineiro rejeitarem a participação na Série D, não estão descartados os convites à URT (campeão) e ao Minas de Sete Lagoas (vice), que conquistaram o acesso ao Módulo I de 2014. Nesse caso, porém, será necessária uma consulta à Confederação Brasileira de Futebol. O Minas, inclusive, teria se mostrado animado com essa possibilidade.

“Para a Federação Mineira de Futebol é muito importante preencher todas as vagas que cabem aos clubes filiados nas competições. Na Série D não é diferente. Minas tem dois clubes na Série A, dois na Série B, um na Série C e pode ter três na Série D. Então nós vamos lutar para preencher todas as vagas na competição”, observou Rodrigo Diniz.

Também foi cogitada a cessão da última vaga mineira a um clube do futebol paulista. No entanto, a FMF reiterou o desejo de anunciar o terceiro representante do estado em breve. De acordo com a tabela divulgada pela CBF, a equipe a ser confirmada ficará no Grupo A6, juntamente com Nova Iguaçu-RJ, Resende-RJ, Aracruz-ES e Tupi.