SÉRIE D

Araxá confirma participação e será o terceiro representante mineiro na Série D

Rebaixado no Campeonato Mineiro, Araxá aproveita desistências de outros clubes do interior e fica com vaga; Villa Nova e Tupi são outros participantes de Minas Gerais

postado em 24/05/2013 18:19 / atualizado em 24/05/2013 19:53

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
Fim do imbróglio. Minas Gerais finalmente tem seu terceiro e último representante definido para Série D do Campeonato Brasileiro. Após recusas de Tombense, Caldense, Nacional, Guarani e América de Teófilo Otoni, o Araxá confirmou, nesta quinta-feira, que vai disputar a Quarta Divisão do futebol nacional. Apesar do rebaixamento no Campeonato Mineiro, o Ganso ficou com a vaga na competição graças às desistências dos outros clubes do interior.

Além do Araxá, os outros mineiros na Série D são Villa Nova e Tupi. O Leão do Bonfim garantiu a vaga por ter conquistado o título simbólico de campeão do interior, com o terceiro lugar no Campeonato Mineiro. Já o Galo Carijó, campeão da Quarta Divisão em 2011, foi rebaixado na Série C do ano passado e volta a disputar a competição.

O secretário-geral da Federação Mineira de Futebol, Rodrigo Diniz, revelou que prefeitura de Araxá intermediou a participação do Ganso na Série D do Brasileiro. No entanto, o clube ainda precisa encaminhar a documentação necessária à FMF para confirmar sua presença no campeonato.

"Tudo indica que o Araxá vai participar. A Federação Mineira recebeu um documento da prefeitura da cidade oficializando a presença do time no torneio. Mas o que vale para nós é a documentação assinada pelo clube. Se não recebermos esses papéis até esta sexta-feira, aguardaremos sem problemas até a próxima segunda, pois é muito importante para Minas Gerais", disse o secretário-geral ao Superesportes.

A Série D do Campeonato Brasileiro será disputada por 40 clubes divididos em oito chaves. Tupi e Araxá estão no Grupo A6, ao lado de Nova Iguaçu-RJ, Resende-RJ e Aracruz-ES. Na estreia, o Ganso enfrenta o Nova Iguaçu,  em 1° de junho, às 16h, no Fausto Alvim. O Galo Carijo disputa seu primeiro jogo diante dos capixabas do Aracruz, no mesmo dia e horário, no Estádio do Bambu, no Espírito Santo.

O Villa Nova esperava fazer parte da mesma chave, mas a CBF colocou o clube de Nova Lima no Grupo A, junto de Penapolense-SP, Santo André-SP, Marcílio Dias-SC e Juventude-RS. A estreia do Leão será apenas no dia 12 de julho, contra o Santo André, no ABC Paulista.