
Além do Araxá, os outros mineiros na Série D são Villa Nova e Tupi. O Leão do Bonfim garantiu a vaga por ter conquistado o título simbólico de campeão do interior, com o terceiro lugar no Campeonato Mineiro. Já o Galo Carijó, campeão da Quarta Divisão em 2011, foi rebaixado na Série C do ano passado e volta a disputar a competição.
O secretário-geral da Federação Mineira de Futebol, Rodrigo Diniz, revelou que prefeitura de Araxá intermediou a participação do Ganso na Série D do Brasileiro. No entanto, o clube ainda precisa encaminhar a documentação necessária à FMF para confirmar sua presença no campeonato.
"Tudo indica que o Araxá vai participar. A Federação Mineira recebeu um documento da prefeitura da cidade oficializando a presença do time no torneio. Mas o que vale para nós é a documentação assinada pelo clube. Se não recebermos esses papéis até esta sexta-feira, aguardaremos sem problemas até a próxima segunda, pois é muito importante para Minas Gerais", disse o secretário-geral ao Superesportes.
A Série D do Campeonato Brasileiro será disputada por 40 clubes divididos em oito chaves. Tupi e Araxá estão no Grupo A6, ao lado de Nova Iguaçu-RJ, Resende-RJ e Aracruz-ES. Na estreia, o Ganso enfrenta o Nova Iguaçu, em 1° de junho, às 16h, no Fausto Alvim. O Galo Carijo disputa seu primeiro jogo diante dos capixabas do Aracruz, no mesmo dia e horário, no Estádio do Bambu, no Espírito Santo.
O Villa Nova esperava fazer parte da mesma chave, mas a CBF colocou o clube de Nova Lima no Grupo A, junto de Penapolense-SP, Santo André-SP, Marcílio Dias-SC e Juventude-RS. A estreia do Leão será apenas no dia 12 de julho, contra o Santo André, no ABC Paulista.