TERCEIRA DIVISÃO DO CAMPEONATO MINEIRO

Vida de árbitro na Terceirona do Campeonato Mineiro tem cusparada, calote e xingamento

Última divisão profissional do estado é pródiga em casos insólitos

postado em 30/10/2014 08:00 / atualizado em 29/10/2014 17:50

Thiago Madureira /Superesportes

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
A Terceirona do Campeonato Mineiro é farta em casos insólitos. Sofrem, sobretudo, os árbitros, que são expostos a situações constrangedoras e desrespeitosas. Episódios de cusparada, xingamento e calote ainda estão presentes na última divisão profissional do estado.

Trabalhar e não receber pelos serviços prestados ainda é uma situação comum na Terceira Divisão do Mineiro. Na partida entre Arsenal e Coimbra, realizada na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, no dia 7 de setembro, o quarteto Hudson Fernandes da Silva, Marcelo Francisco dos Reis, Leandro Salvador da Silva e Murilo Francisco Misson Junior deixou o estádio sem a remuneração. “Não foram pagas as taxas, diárias e passagens da arbitragem”, diz a súmula.

Não bastasse sair de mão abanando, os árbitros, em alguns casos, são agredidos com cusparadas. Foi o que ocorreu com os representantes do quadro da FMF Marco Aurélio Ferreira, Felipe Alan Costa e Magno Arantes Lira no confronto entre Nacional e Novo Ipatinga, no dia 4 de outubro, em Muriaé. “No final do primeiro tempo do jogo, no caminho para o vestiário da arbitragem, os torcedores da equipe do Nacional Atlético Clube deram cusparada no quarteto de arbitragem”, constou no documento do jogo.

Como os estádios vivem vazios, o policiamento é reduzido. Assim, fica facilitada a ação agressora de torcedores, como ocorrida na partida entre Nacional e Novo Ipatinga. No jogo entre Uberaba e CAP Uberlândia, por exemplo, apenas seis policiais fizeram a segurança. Essa é a regra na Terceirona.

O amadorismo fica à mostra também em outros casos curiosos. A partida entre Coimbra e Betinense atrasou em 25 minutos em razão da falta de policiamento. Já o jogo entre Arsenal e Coimbra demorou 10 minutos além do tempo programado por causa da falta de ambulância.

Os casos citados acima são julgados pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD/MG). As penas, quase sempre certas, contudo, não parecem ter valor educativo e reincidências são vistas ano após ano.

Melhorias para a arbitragem

Recentemente, a Federação Mineira de Futebol (FMF) trocou a presidência da comissão de arbitragem: José Eugênio deu lugar a Giulliano Bozzano. “A nossa intenção é valorizar cada vez mais o árbitro. A escolha do Giulliano Bozzano para presidir a comissão de arbitragem foi acertada porque ele chega para agregar e auxiliar nesse processo. Ele foi árbitro Fifa, é diretor da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF), tem um excelente currículo e está preparado para o cargo”, comentou o presidente da FMF, Castellar Guimarães Neto.

Segundo o cartola, medidas práticas para a valorização dos árbitros estão em execução. Na última segunda-feira, na reunião do conselho técnico do Campeonato Mineiro, ficou decidido que 2% da renda das partidas do torneio serão destinados à comissão de arbitragem. “Dos 10% a que temos direito nas rendas, decidimos destinar 2% para a comissão de arbitragem. É uma aplicação mínima que será incrementada para desenvolvimento dessa importante atividade”, afirmou Castellar.

Classificação

Ao todo, onze clubes participaram da primeira fase da Terceira Divisão. Agora, seis clubes lutam por duas vagas no Módulo II. O hexagonal final da Terceira Divisão é liderado pelo Funorte, com seis pontos em dois jogos. O Nacional de Muriaé tem o mesmo número de pontos, mas um jogo a mais. O Valério está em terceiro, com quatro pontos. Uberaba e CAP Uberlândia estão com três pontos. A lanterna pertence ao Betinense, com um ponto.

Tags: Campeonato Mineiro Terceira Divisão arbitragem atleticomg cruzeiroec futnacional xingamento cusparada calote