TOMBENSE

'Bar do Rã' é point favorito de torcedores que marcam presença nos jogos do Tombense

Espaço funciona há 30 anos, desde os tempos que clube jogava na várzea

postado em 10/04/2015 18:24 / atualizado em 10/04/2015 18:47

Rafael Arruda/EM/D. A Press


Rafael Arruda
Enviado especial a Tombos

O “Bar do Rã” é o point favorito de quem vai aos jogos do Tombense no Estádio Almeidão, em Tombos. Localizado dentro do próprio estádio, o espaço é alugado pelo clube à família de Clara Ferraz, que administra o estabelecimento comercial.

“Em dia de jogo aqui fica lotado. Tem gente que prefere trazer o rádio e ficar tomando cerveja que entrar no estádio”, conta Clara ao Superesportes.
Rafael Arruda/Superesportes


Desde 1985, quando o Tombense ainda estava longe de qualquer atividade profissional dentro do futebol, a família trabalha no bar, cujo nome se refere ao apelido do patriarca José Natal, falecido no ano passado. “Todo mundo o conhecia como Rã. Por isso virou bar do Rã”, diz a viúva.

De acordo com Clara, houve muitas mudanças nos últimos 30 anos. “Antigamente era um campo de terra, não tinha nada. Depois é que o Lane (Gaviolle, atual presidente do Tombense) mandou construir essas arquibancadas e formou o estádio”.

A reportagem também conversou com Gustavo Ferraz, de 16 anos, um dos filhos de Clara e José Natal presente no bar. Torcedor do Flamengo, o jovem estudante do 2º ano do ensino médio garante que o coração fica dividido com o Gavião-carcará. “Sou Flamengo, mas também sou Tombense. Se as equipes jogarem contra um dia, acho que fico no meio a meio”.

Na parede próxima ao balcão do estabelecimento há uma janela com visão para o Estádio Almeidão. Gustavo garante que às vezes dá uma “espiada” nos jogos do Tombense. “Geralmente tem muito movimento aqui, mas quando dá, a gente sobe na cadeira e assiste um pouquinho do jogo”, brinca o estudante, que ajuda a mãe nos momentos de folga na escola.

Com a previsão de 3 mil pagantes para o jogo entre Tombense e Caldense, pela semifinal do Campeonato Mineiro, o “Bar do Rã” também deverá ficar cheio neste domingo. “Esperamos que sim, né?! E que o Tombense saia vencedor. Não ligava muito para futebol, mas desde que o Tombense virou profissional, passei a acompanhar tudo. Pelo rádio, claro”, finaliza Clara Ferraz.

Rafael Arruda/EM/D. A Press

Tags: tombos mineiro caldense estadual interiormg tombense bar do rã