UM MOMENTO NA HISTÓRIA

Um Leão jogando em campos mineiros

Excursão do Sport a Minas em 56 ganha grande repercussão no Estado de Minas

postado em 16/04/2015 14:21 / atualizado em 16/04/2015 14:40

Arquivo EM
Numa época em que as equipes brasileiras não tinham o costume de se deslocar para jogar fora de seu estado, principalmente amistosos, uma excursão do Sport a Minas Gerais recebeu grande destaque do Estado de Minas. “O clube de Pernambuco tem cumprido ultimamente notáveis performances e desponta como legítima atração para o público esportivo citadino”, anunciou o jornal na edição de 11 de abril de 1956, véspera do amistoso com o Cruzeiro, no Barro Preto.

O Sport, fundado em 1905, havia sido campeão pernambucano em 1953 e 1955 – também conquistaria o título naquele ano – e voltava a Belo Horizonte 15 anos depois de vencer Atlético e América e empatar com a Raposa. Na primeira excursão, passou três meses no Sul e no Sudeste brasileiros, jogando também no Rio, em São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Dirigido pelo técnico argentino Dante Bianchi, com passagens por vários clubes do Nordeste (ele se tornaria o recordista na história do clube, com 332 partidas), o Leão tinha como destaque a linha ofensiva, formada por Traçaia, Naninho, Gringo, Soca e Géo, apontada como a principal responsável pela conquista do Pernambucano de 1955, ano do seu cinquentenário. Traçaia ainda seria o maior artilheiro do Sport, com 202 gols. O time contava também com o lateral-direito e zagueiro Bria, recordista de jogos com a camisa do Leão: 568.

A equipe nordestina saiu perdendo o primeiro amistoso para o Cruzeiro, que fez 2 a 0 com Nilo, aos 5min, e Áureo, aos 22min de partida. Antes do intervalo, Traçaia diminuiu. E o empate veio com Laicinho, aos 35min do segundo tempo.

FIM DA INVENCIBILIDADE


O jogo seguinte foi contra o Democrata, no Estádio Duarte de Paiva, em Sete Lagoas, em 15 de abril. O Jacaré, do técnico Vaguinho, havia sido goleado pelo Fluminense por 5 a 0, num amistoso em 25 de março. Contra o Sport, empatou por 1 a 1. Os dois foram no segundo tempo: Géo para os pernambucanos, Chiquinho para os mineiros. O campo ruim prejudicou as equipes, segundo o EM.

No dia 18, o Leão fez outro jogo em Belo Horizonte, contra o Siderúrgica, na Alameda (estádio do América). E coube ao time da vizinha Sabará quebrar a invencibilidade do Leão em gramados mineiros. A equipe do técnico João Vermelho venceu por 4 a 2, gols de Miguel (2), Silvestre e Dino, com Eliezer e Naninho descontando. Os visitantes, devido ao cansaço pela sequência de jogos, não repetiram as atuações das partidas anteriores.

Tags: momentodahistoria cruzeiroec sportpe cruzeiro sport cruzeiroec Momento da história