FUTEBOL INTERIOR

Tributo a um defensor do futebol-arte

Começa a nascer em Itabirito o Memorial Telê Santana, dedicado ao ilustre filho da cidade, que deu os primeiros chutes no Itabirense, antes de se consagrar no futebol

postado em 26/09/2015 12:00 / atualizado em 26/09/2015 08:41

Leandro Couri/EM/D.A/Press

Itabirito – Está dado o primeiro passo para a criação de um memorial em homenagem a um dos maiores treinadores da história do futebol brasileiro. Será montado em Itabirito, a 57 quilômetros de Belo Horizonte, o Memorial Telê Santana, em homenagem ao ilustre filho da terra, morto há nove anos. Ontem, o prefeito Alexandre Silva Salvador de Oliveira (PSC) apresentou a Renê Santana, filho do ex-técnico, o prédio onde funcionará a casa, junto à Biblioteca Pública, na antiga estação ferroviária, no Centro do município.

Segundo o político, a criação do memorial é muito importante para Itabirito, em especial por ser um local para reverenciar um esportista mineiro. “Essa entidade, em primeiro lugar, gerará divisas para a cidade. Itabirito, a partir desse espaço, seria conhecida mundialmente. Costumo dizer que Telê está para o mundo, como treinador, como Pelé está como jogador.”

A luta para a construção do memorial, segundo Renê, vem de quatro anos, quando foi criado o Instituto Telê Santana, que funciona no 15º andar do Edifício Maletta, no Centro de Belo Horizonte. “Já temos, inclusive, um projeto elaborado para o espaço, a cargo da Eleonora Santa Rosa (ex-secretária estadual de Turismo). Será um local para imortalizar não só Telê, mas também a história da cidade. Foi aqui que ele começou a jogar, no Itabirense. É um desportista que extrapolou, pois, primeiro, foi um jogador de destaque e, depois, técnico dos mais conhecidos no mundo inteiro. Para muitos, o responsável pela preservação do futebol-arte.”

Para Renê, trata-se apenas de um primeiro passo, com o apoio da prefeitura. “Depois da implantação do memorial, vamos partir para a montagem de uma escolinha de futebol, que funcionará junto do novo estádio municipal, a ser construído. Será também um espaço de pesquisa.” Segundo o prefeito, a construção do estádio, onde está o campo do União, será simultânea ao projeto do memorial. “Será um grande passo.”

RECURSOS VIA LEI ROUANET

O memorial possibilitará que o Instituto Telê Santana entre agora num segundo estágio, o da captação de recursos e patrocinadores. “Será via Lei Rouanet. Podemos dar um passo adiante. A Prefeitura de Itabirito está sendo de grande ajuda ao disponibilizar o espaço. Antes, há alguns anos, tivemos a oferta de um outro local, mas, por ser tombado, a lei não permitia que ele fosse usado com essa destinação. Agora é diferente.”

Alexandre Oliveira destaca que o momento do país levou Itabirito a perder cerca de 25% de sua arrecadação, mas lembra que foram feitas adequações para que nenhum funcionário fosse atingido e ainda possam ser feitas obras necessárias à comunidade. Diante disso, justifica, o município não pode arcar com todas as despesas do memorial. “Lamento não poder fazer mais, pois essa é uma vontade de toda a cidade. Mas sei que vamos conseguir, principalmente por termos dado o primeiro passo.”

Tags: itabirito americamg cruzeiroec atleticomg seriea futnacional telê santana