CAMPEONATO MINEIRO

Sob comando de Edinho, Tricordiano quer se manter na elite e sonha com novo estádio

Time da cidade onde nasceu Pelé conta com filho do Rei para fazer boa campanha; destaque em campo fica por conta de Brandão, ex-Cruzeiro

postado em 23/01/2017 09:06 / atualizado em 23/01/2017 21:00

Ramon Lisboa/EM/D.A Press

Três Corações –
Uma cidade que respira futebol. Assim é Três Corações, no Sul de Minas, município com pouco mais de 77 mil habitantes, onde nasceu Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, primogênito dos herdeiros de Dondinho, atacante famoso que atuou no antigo Atlético de Três Corações nos anos 1930. Oito décadas depois, a família volta a ter um representante do esporte na cidade: o técnico Edinho, de 46 anos, filho de Pelé, responsável por comandar o Tricordiano no Campeonato Mineiro.

A aproximação entre o treinador e o clube ocorreu no segundo semestre do ano passado, numa conversa com o presidente Gustavo Vinagre. Movido a desafios, Edinho aceitou o convite depois de comandar o Água Santa na elite do Campeonato Paulista. Antes, havia trabalhado como auxiliar no Santos por oito anos e dirigido o Mogi Mirim.

“Acima de tudo, estou muito orgulhoso, porque posso relembrar o legado da família, a camisa que o meu avô Dondinho vestiu. É uma responsabilidade grande e um sentimento de gratidão pela cidade. A vontade é muito grande de dar alegria à torcida e à cidade”, avalia o treinador, que interferiu diretamente na montagem do grupo, composto por 30 jogadores.

Mesmo com o futebol no sangue, Edinho busca evolução na carreira de treinador e vê o Estadual como excelente vitrine: “Sou de uma terceira geração de futebolistas da família. Vivo dentro das linhas e nasci para isso. É uma consequência natural depois de uma carreira dentro dos campos.  Sonhamos com a glória. Todos acompanham o Mineiro, que é um campeonato curto. Não tem muito tempo para trabalhar, mas ao mesmo tempo queremos realizar o grande feito”.

Na última temporada, o Tricordiano se salvou do rebaixamento graças à vitória sobre o Atlético por 4 a 2, no Independência. As pretensões agora continuam modestas: fazer uma boa campanha para jogar outra vez na elite em 2018. A jovem equipe é reforçada com alguns atletas conhecidos, como o armador Dinélson (ex-Atlético, Guarani e Corinthians) e os atacantes Rodriguinho (ex-Fluminense) e Brandão (ex-Cruzeiro e Grêmio).

Campeão brasileiro em 2005 com o Corinthians, Dinelson, de 30 anos, tenta fazer história em 2017, mesmo num clube de pequeno porte: “Todos falam que o mais importante é estar jogando porque estamos aparecendo. Não é por ser um clube pequeno ou uma cidade pequena. A gente vem com projeto legal de trabalho para que o clube cresça e a gente também”.

Sem poder estrear em casa por causa de punição, o clube vai levar o jogo contra o Uberlândia para Muriaé.



Jogo com o Galo poderá ter Pelé

A relação de Pelé com a cidade que nasceu se tornou próxima nos últimos anos. Tanto é que o Rei aceitou no ano passado um convite da diretoria do Tricordiano para se tornar o presidente de honra do clube. O Rei deve ir a Três Corações em 18 de março e será homenageado na partida contra o Atlético, pela 8ª rodada do Mineiro. A ideia faz parte de uma das iniciativas do clube para elevar o número de torcedores e de público nos jogos em casa, além de buscar patrocinadores com mais facilidade. A prefeitura da cidade do Sul de Minas ainda estuda a construção da Arena Pelé, que substituiria o Estádio Elias Arbex.

DESTAQUE
Brandão, atacante

Ramon Lisboa/EM/D.A Press


Pouco conhecido no futebol brasileiro, o jogador, de 36 anos, viveu seu auge na França de 2009 a 2012, defendendo o Olympique de Marselha, e de 2012 a 2016, quando passou por Saint-Etienne e Bastia. Com passagem curta pelo Cruzeiro, em 2011, ele agora é o mais experiente no grupo do Tricordiano e convive com o desafio de recuperar a antiga forma física. “É muito diferente jogar um campeonato aqui e na Europa. Tem os extremos. Mas o importante é estar bem. Quero estar pronto para a estreia”, afirma o jogador.

Tabela:
28/1 Uberlândia (c)
5/2 Cruzeiro (f)
11/2 Tombense (f)
19/2 Tupi (c)
25/2 Villa Nova (f)
4/3 URT (c)
13/3 Democrata-GV (f)
18/3 Atlético (c)
25/3 América (f)
1º/4 Caldense (c)
9/4 América-TO (f)


TRICORDIANO

Estádio: Elias Arbex (4.500 pessoas)
Colocação no último Campeonato Mineiro: 7º
Melhor colocação no Campeonato Mineiro: 4º


O GRUPO

Goleiros: Marcão, Douglas, Rogério e Caio
Laterais: Zezão, Marcelo Tchê e Renan Luis
Zagueiros: Augusto, Brendon, Hitalo Rogério e Wescley
Volantes: Rodrigo Paulista, Léo Bartholo, Luis Felipe, Júnior Bahia, Mário César, Dinei, Ribeiro e Jeferson
Armadores: Leo Cordeiro, Everton Senna, Rivaldo e Dinélson
Atacantes: Brandão, Rodriguinho, Vieira, Gian Lucas, Carrara, Dênis e Welinton

Tags: campeonato mineiro 2017 tricordiano edinho cruzeiroec atleticomg americamg