CAMPEONATO MINEIRO

Tombense investe para figurar entre quatro melhores do estado e fazer bons negócios

Equipe de Tombos disputa Módulo I do Estadual pelo quinto ano seguido

postado em 24/01/2017 09:11 / atualizado em 24/01/2017 10:33

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

Tombos – Ganhar dentro de campo e dar lucro. Como clube-empresa que é, esses são os objetivos do Tombense, em seu quinto ano seguido no Módulo I do Campeonato Mineiro.

O clube da Zona da Mata chegou duas vezes às semifinais do Estadual desde 2013, mas no ano passado lutou contra o rebaixamento. Por causa do susto, acredita estar atento aos detalhes para fazer uma boa campanha e alcançar as semifinais novamente.

“É difícil fazer futebol no interior. O que recebemos de cota de TV é suficiente para pagar, mais ou menos, a metade de nossos gastos”, diz o presidente Lane Gaviolle, bem-sucedido empresário, que equilibra o orçamento com a compra e venda de jogadores.

Se não conseguiu o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro no ano passado – ficou a 1 ponto de se classificar às semifinais –, os dirigentes do Gavião não desanimaram. Estão investindo alto na construção de um centro de treinamentos (CT), que conta com três campos oficiais, quadra de areia e já vem sendo usado pela equipe.

O próximo passo é adaptar um prédio existente no local para implantar vestiários, sala de comissão técnica, sala de musculação e outras dependências necessárias. O Estádio Almeidão, liberado para 3.050 torcedores, também vem sendo usado para os treinos, além de abrigar os jogos – exceção feita quando enfrenta os grandes, como ocorrerá contra o Atlético, na segunda rodada, em 4 de fevereiro, quando o time de Tombos levará o jogo para Muriaé.

Um dos destaques da equipe é o atacante João Paulo, de 26 anos, que chega para comandar o ataque do Gavião depois de boa temporada no ASA-AL em2016. Ele chamou a atenção do time de Tombos pela qualidade mostrada na equipe alagoana na disputa da Série C e a expectativa é de que ele ajude a municiar os homens de área, Daniel Amorim ou Leandro Aguiar, e também faça seus gols

Como toda empresa bem administrada, os salários e demais obrigações patronais estão em dia. Mas a cobrança também é grande e metas precisam ser cumpridas. “Todo mundo aqui quer crescer na carreira e nada melhor para isso que chegar ao menos nas semifinais”, declara o atacante Daniel Amorim, nascido no Rio há 27 anos, mas que mora em Tombos desde os 13 anos.

MESCLA Para ir bem este ano, a diretoria aposta na manutenção da base do ano passado, com jogadores acostumados com a disputa do Mineiro e outros valores que pela primeira vez atuam em Minas, como o lateral-esquerdo Ronan, ex-Porto-POR, e o atacante João Paulo, ex-ASA-AL. Sempre pensando em retorno técnico e também financeiro.

Já para o comando foi chamado o jovem Raul Cabral, de 35 anos, ex-Avaí, que estreará no Mineiro. Ao seu lado, o supervisor Eugênio Salomão, o Baiano, que já treinou, entre outros, Caldense, Uberlândia, Democrata-GV, Formiga, Mamoré, Passense e o próprio Tombense.



Time de Bruno e Leonardo Moura
Fundado em 1914, o Tombense voltou às disputas no início dos anos 2000, já como clube-empresa. Em parceria com a empresa Brazil Soccer, de Eduardo Uram, o clube carrega em seus registros jogadores como o lateral-direito Leonardo Moura, ex-Flamengo e atualmente no Grêmio; o volante Cícero, do São Paulo; e o ex-goleiro Bruno. Nenhum deles chegou a atuar em Tombos profissionalmente, uma vez que o clube era usado apenas para manter os direitos dos atletas, que defendiam outros clubes à espera de rentáveis negociações, de preferência com o exterior. Se 29 atletas estão no grupo que vai disputar o Mineiro, muitos outros estão vinculado ao Tombense, mas cedidos a outras agremiações.

TOMBENSE
Estádio: Antonio Guimarães de Almeida (Almeidão) (3.050 pessoas)
Colocação no último Campeonato Mineiro: 8º
Melhor colocação no Campeonato Mineiro: 3º

O técnico
Raul Cabral

Depois de iniciar a carreira nas categorias de base do Figueirense e passar pelas divisões inferiores do Avaí e Grêmio, Raul Cabral acumulou experiência como interino do próprio Leão da Ilha, do qual foi treinador em 2016. Esteve também no Mirassol-SP na última temporada.

O GRUPO

Goleiros: Darley, Paulo Victor e Victor Souza
Laterais: André Krobel, Gedeílson, Matheus Oliveira e Ronan
Zagueiros: André, Gustavo, Matheus Lopes e Wellington Carvalho
Volantes: Coutinho, Gélson, Lucas Mineiro, Natan, Pedro Castro e Robertinho
Armadores: Carlos Henrique, Jonathan, Léo Lisboa e Matheus Paquetá
Atacantes: Alex, Daniel Amorim, Danilinho, João Paulo, Leandro Aguiar, Matheus Henrique, Maycon e Tauã

DESTAQUE
Darley, goleiro

Com a experiência de quem passou quatro anos na Europa  jogando no Feyenoord, da Holanda, o jogador formado no Atlético elogia a estrutura: “O clube oferece o melhor em termos de moradia (para quem precisa), alimentação, campos para treinar, profissionais de apoio. Em se tratando de interior, é um dos melhores”

Tabela:
29/1 tupi (F)
4/2 atlético (C)
11/2 tricordiano (c)
19/2 uberlândia (F)
25/2 américa (f)
4/3 democrata (c)
11/3 caldense (c)
19/3 cruzeiro (f)
25/3 américa-TO (c)
1º/4 villa nova (F)
9/4 urt (c)

Tags: campeonato mineiro tombense americamg atleticomg cruzeiroec