CAMPEONATO MINEIRO

Depois de muita polêmica fora de campo, Cruzeiro e Atlético abrem final do Mineiro

Jogo de ida da final do Estadual ocorre às 16h deste domingo, no Mineirão

postado em 30/04/2017 06:00 / atualizado em 30/04/2017 00:31

EM D.A Press

Depois de uma semana de muita polêmica nos bastidores, Cruzeiro e Atlético iniciam, a partir das 16h, no Mineirão, a disputa pela taça do Campeonato Mineiro de 2017. Por ser mandante no jogo de ida, a Raposa terá maioria nas arquibancadas: 90% da carga de 57 mil ingressos foi destinada aos cruzeirenses. A torcida do Galo, por sua vez, ficou com 10%.

A maior polêmica da semana foi em relação à divisão de ingressos no segundo jogo, que acontecerá no dia 7 de maio (domingo), no Independência. O presidente do Atlético, Daniel Nepomuceno, chegou a afirmar - baseado em posição inicial da Polícia Militar - que a partida seria disputada no estádio do Horto com presença exclusiva de atleticanos. Mas o Cruzeiro, representado pelo vice-presidente de futebol Bruno Vicintin, procurou o Ministério Público e a própria PM para tentar reaver a questão. Depois de muita insistência, o clube celeste obteve sucesso e terá torcedores no confronto de volta. A reunião que baterá o martelo ocorrerá na terça-feira, na sede da FMF.

Outro fato que rendeu nos últimos dias foi a mudança da pena do atacante Fred. Expulso no clássico da primeira fase do Mineiro por acertar um soco em Manoel, o camisa 9 do Galo havia levado quatro jogos de suspensão. O alvinegro entrou com recurso no Tribunal Pleno do TJD-MG e conseguiu desclassificação do artigo 254 A (agressão) para o 254 (jogada violenta). Com isso, houve a redução da punição de quatro para três partidas. O centroavante, assim, foi liberado para entrar em campo contra o Cruzeiro.

A vantagem de jogar por dois empates ou uma vitória e uma derrota pelo mesmo saldo de gols é do Atlético, que somou os mesmos 27 pontos do Cruzeiro na primeira fase do Mineiro, mas venceu uma partida a mais na etapa classificatória: 9 a 8.

Mais de 44 mil torcedores já estão garantidos no clássico no Mineirão. Conforme balanço divulgado nesse sábado, os cruzeirenses compraram 40.125 bilhetes, enquanto os atleticanos adquiriram 4.177. A venda para as duas torcidas segue até a tarde deste domingo.

Cruzeiro volta à final do Mineiro

Alexandre Guzanshe/EM D.A Press
Ausente da final por duas edições, o Cruzeiro retorna à decisão do Campeonato Mineiro e reencontra justamente o Atlético, a quem bateu no ano de 2014. A motivação pelo título na Toca da Raposa II é grande, sobretudo pelo fato de dois terços do atual elenco (22 jogadores) estarem à procura do primeiro troféu pelo clube.

Entre os jogadores que ainda não levantaram taça está o meia-atacante Arrascaeta, quarto maior artilheiro estrangeiro celeste, com 30 gols, e quinto gringo que mais jogou (115 presenças). O uruguaio é xodó da torcida, pois costuma se destacar diante do Atlético (quatro gols e três assistências em sete partidas) e no Mineirão (19 gols em 57 jogos). Para ele, contudo, de nada adiantam bons números particulares se o atleta não conseguir ser campeão.

“Obviamente um jogador só fica na história do clube quando ganha títulos. Temos essa possibilidade agora, nessas duas finais, de lutar pelo título. Vamos focar e trabalhar muito para tentar conquistar”.

Na opinião de Arrascaeta, a vantagem pertencente ao Atlético, líder da primeira fase, não é convertida em favoritismo. “Eles jogam por empates, mas clássico é um jogo a parte. Não será decidido no primeiro jogo. Não creio que será um jogo de muitos gols. Se fizermos vantagem no primeiro jogo, a partida de volta poderá ser diferente”.

A presença do camisa 10 entre os titulares é um fato constatado pela imprensa. Porém, não se pode dizer o mesmo em relação a outro meio-campista: Thiago Neves. Certamente o técnico Mano Menezes já tomou sua decisão, mas só a divulgará uma hora antes do clássico. Em entrevista, ele explicou que a escolha seria feita de acordo com a recuperação do camisa 30. “Nós estamos avaliando o que temos que decidir em relação a ele (Thiago Neves). Thiago teve uma entorse no jogo. Não teve lesão. Mas sabemos que quem teve entorse fica com local mais sensível nos primeiros dias. O quanto ele vai suportar e o quanto ele vai poder se entregar para o jogo decisivo será determinante  nas últimas horas para tomar a decisão”, afirmou o comandante celeste, que permitiu aos jornalistas acompanharem apenas o aquecimento nas atividades de quinta, sexta e sábado.

Nos dois encontros com o Atlético este ano, o Cruzeiro levou a melhor: venceu por 1 a 0, pela rodada de abertura do Grupo C da Primeira Liga (1º de fevereiro); e 2 a 1, pela 10ª rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro (1º de abril). Os dois duelos aconteceram no Mineirão.

Atlético tenta superar pressão

O Atlético entrará em campo pressionado pelo seu próprio torcedor. Mesmo após duas vitórias consecutivas - e com bom futebol apresentado -, integrantes de uma organizada estiveram na porta da Cidade do Galo no sábado, cobraram melhores atuações dos jogadores e cometeram atos de vandalismo, como os estragos no carro do lateral-direito Marcos Rocha.

Ramon Lisboa/EM D.A Press
A ira da torcida tem um motivo: são sete jogos sem vencer o Cruzeiro. A última vitória sobre o maior rival aconteceu no dia 19 de abril de 2015, por 2 a 1, de virada. Lucas Pratto, hoje no São Paulo, marcou os dois gols. De lá para cá, foram cinco triunfos celestes e dois empates.

O atacante Fred, artilheiro da equipe na temporada com 16 gols, sabe da pressão por causa do longo período sem vitórias no clássico. No entanto, o atacante ressaltou o Cruzeiro não chegou à final das duas últimas edições do Estadual. “Fica (a pressão), mas a gente sabe que tem dois anos que eles nem chegam na final. Imagina as perguntas para eles lá. O Galo sempre chega, está ganhando sempre. A gente sabe que tem que ganhar. Torcedor quer sempre ganhar clássico. Joguei no Rio e lá tinha quatro times, não vivi isso. A cobrança é maior e vira um campeonato à parte, como Grêmio e Inter. Em São Paulo e no Rio é um pouco menor. Fica mais acirrado, tem mais cobrança, ainda mais para o torcedor. Perder para qualquer rival fica chato. Para nós e para eles”, disse.

O técnico Roger Machado fechou o último treino antes do clássico. A imprensa não teve nenhum tipo de acesso à Cidade do Galo. O time já está escalado pelo treinador. No entanto, não será divulgado antes do vestiário. A dúvida fica no meio-campo. Marlone e Otero brigam pela titularidade.

Contra a URT, Marlone jogou e foi bem, participando ativamente das jogadas ofensivas. Otero ganhou a vaga diante do Libertad, já que o concorrente não está inscrito na Copa Libertadores. O venezuelano não se destacou tanto, mas teve boa participação na marcação e nas jogadas de bola parada.

O treinador atleticano quer esconder de Mano Menezes o máximo de informações possível. “Nesses momentos decisivos, o que você puder negar de informações para o adversário, deixar algumas dúvidas em relação a característica do jogador que vai a campo, ou sobre a estratégia que será utilizada na partida, não vai te dar vantagem durante o jogo inteiro. Mas te dá vantagem em um começo de um jogo e pode trazer o fator emocional ao seu favor. Por isso que algumas vezes nego a abertura do treino, para ter privacidade de conversar com os atletas dentro da atividade, sem que vocês (imprensa) estejam de olho no que a gente está passando de informação. Nesses momentos valem a pena”.

CRUZEIRO X ATLÉTICO

CRUZEIRO
Rafael; Mayke, Leo, Caicedo e Diogo Barbosa; Hudson, Henrique, Rafinha e Thiago Neves; Arrascaeta e Rafael Sobis
Técnico: Mano Menezes

ATLÉTICO
Victor, Marcos Rocha, Leonardo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Rafael Carioca, Elias, Marlone e Maicosuel; Robinho e Fred
Técnico: Roger Machado

Motivo: jogo de ida da final do Campeonato Mineiro
Estádio: Mineirão
Data: domingo, 30 de abril de 2017
Horário: 16h
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (Fifa/PA)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa/SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa/SP)
Adicionais: Felipe Duarte Varejão (CBF/ES) e Dyorgines José Padovani de Andrade (CBF/ES)

Tags: futnacional cruzeiroec atleticomg final clássico cruzeiro atlético raposa galo mineirão