Rio 2016
  • Oferecimento:

BASQUETE

Após ameaças, Fiba Europa libera seleções para o Rio 2016 no basquete masculino

Fiba Europa anunciou em março a suspensão de 16 federações

postado em 27/05/2016 17:55

Divulgação

A Fiba Europa, braço da Federação Internacional de Basquete no Velho Continente, decidiu nesta sexta-feira retirar a suspensão aplicada a 16 federações nacionais em março, o que colocava em risco a participação de equipes como Espanha e Lituânia nos Jogos Olímpicos do Rio. França, Sérvia, Turquia, Grécia, Itália e Croácia, que ainda disputarão os Pré-Olímpicos de julho, também estavam suspensas.

A punição radical foi uma forma de a Fiba Europa mostrar força na queda de braço que ela trava contra os organizadores da Euroliga. Desde o ano 2000 a competição acontece sob a tutela de uma empresa privada e, recentemente, a Fiba lançou uma ofensiva para tentar recuperar a organização do torneio, considerado bastante lucrativo.

Em decisão polêmica, a Fiba Europa anunciou em março a suspensão de 16 federações porque elas, supostamente, não impediam que suas respectivas ligas nacionais tivessem relações com a Euroliga. A punição era relativa à próxima competição organizada pela Fiba Europa - o Eurobasket de 2017 -, mas seria comunicada à Fiba para o gancho valer também na Olimpíada.

Há duas semanas, a Fiba Europa e os organizadores da Euroliga sentaram para conversar e diminuíram um pouco as animosidades. Ainda assim, em comunicado nesta sexta-feira, a entidade máxima do basquete europeu avisou que vai "continuar monitorando" a posição das federações a respeito das práticas "antidesportivas" da Euroliga.

Além de Espanha, Lituânia, França, Sérvia, Turquia, Grécia, Itália e Croácia, também estavam suspensas as federações de Montenegro, Macedônia, Eslovênia, Alemanha, Rússia, Bósnia, Israel e Polônia.

Tags: fiba rio2016 basquete seleções liberadas