Rio 2016
  • Oferecimento:

RIO'2016

Clubes de BH que receberam delegações antes e durante Jogos Olímpicos contabilizam frutos

Olimpíada deixa mais que boas lembranças: legado, aprendizado e ganho técnico

postado em 29/08/2016 11:00

Juarez Rodrigues/EM/D.A PRESS

Muito se falou em legado nos Jogos Olímpicos Rio’2016, principalmente nas cidades onde ocorreu o maior evento esportivo do mundo e naquelas que receberam delegações para a fase final de treinamento e adaptação ao fuso horário e clima. É o caso de Belo Horizonte, que recebeu ingleses, poloneses, equatorianos e chilenos. O aprendizado, a tecnologia e equipamentos de treinamento são os lucros para o futuro do Minas Tênis Clube (MTC) e do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG, que foram os campos de treinos dos ingleses. Luiz Gustavo Viana Lage, presidente do MTC, e Luciano Prado, diretor do CTE da UFMG, falam em ganhos que vão além da infraestrutura. No caso do Minas, a canoagem inglesa terá o clube como base permanente de treinos no verão.

Luiz Gustavo Viana Lage
Presidente do MTC

• Intercâmbio

“A partir de dezembro estaremos recebendo a equipe de canoagem britânica (foto), que deve vir sempre pra cá no inverno deles, que é o verão nosso. Eles ficaram encantados com a Lagoa dos Ingleses e a infraestrutura daquele espaço. Além disso, equipes inglesas das mais diversas modalidades participarão da Copa Minas. Da mesma forma, nossos atletas competirão no campeonato escolar deles. Nossa natação e o judô já estiveram lá, com atletas entre 14 e 16 anos.”

• Frutos

“O Minas ficou com vários tipos de legados. Em primeiro lugar, equipamentos, como esteiras, pesos, aparelhos de musculação, da parte da preparação física. Além disso, ficaram um barco e equipamentos de canoagem. Também aprendemos com o planejamento deles. A primeira vez que eles vieram a Belo Horizonte, e ao Minas, foi três meses antes dos Jogos de Londres’2012. Eles estavam muito à frente dos demais, já se preparando para a Olimpíada do Rio antes mesmo da deles.”

• Referência

“Já recebemos a visita de cinco missões de diferentes países. O Minas passou a ser referência na preparação de atletas. Isso significa um ganho enorme de visibilidade, o clube se internacionalizou. Temos o reconhecimento mundial.”

• Aprendizado

“O Minas foi à Inglaterra conhecer o trabalho deles. Em primeiro lugar, eles têm um patrocinador, a loteria do país, parte da receita é destinada ao esporte. Pudemos melhorar nossos processos em diferentes áreas. Pudemos crescer e desenvolver nosso marketing, os esportes, a área de TI, entre outros. Na área educacional, desenvolvemos parcerias com universidades inglesas. Temos, à disposição de atletas e técnicos, mestrados e programas de aprimoramento de treinos.”

Luciano Prado
Diretor do CTE da UFMG

• Ganho técnico

“Eles nos deixaram muito material de treinamento e de preparação, como bolas de medicine ball, cones, barreiras de corrida de atletismo. Essa foi a parte de equipamentos, mas houve o ganho técnico, que consiste no aprendizado da técnica de treinamento, que os professores da área de educação física puderam aprimorar.”

• Infraestrutura

“O legado mais importante é o mecanismo de funcionamento da nossa infraestrutura, que é recém-inaugurada. Recebemos a segunda equipe mais forte do mundo. Quase não houve tempo para isso, mas não houve qualquer problema. Nosso pessoal já estava pronto, e isso foi muito bom de se confirmar.”

• Aprendizado

“Foram realizados seminários científicos, palestras e workshops, alguns deles com a participação de 700 pessoas. Tivemos a apresentação de pesquisadores britânicos da área de esportes, que nos deram um ganho de conhecimento enorme. Além disso, projetos de pesquisa, com a participação de britânicos e mineiros foram iniciados, entre eles, “Os efeitos do estresse num atleta” e “A adaptação do treinamento”. São projetos em comum.”

• Conhecimento

“Posso dizer que o ganho de conhecimento foi muito maior que o material. Pudemos perceber que não estamos realmente atrás deles em conhecimento. Estamos no mesmo grau.”

Aprovação

“Eles ficaram fascinados com nossa piscina. Disseram que na Inglaterra não existe nada parecido, pois a nossa piscina é regulável. E junto tem tudo o que os atletas precisam, como piscina de hidromassagem para a recuperação e um vestiário equipado com sauna.”


Medalhistas que passaram por BH

Ouro

» Mo Farah (Atletismo – 5 mil e 10 mil metros)
» Nicola Adams (Boxe – peso mosca)
» Adam Peaty (Natação – 100m peito)
» Jade Jones (Tae kwon do –57kg)

Prata


» Joe Joyce (Boxe – peso pesado)
» Duncan Scott, Stephen Milne, Dan Wallace e James Guy (Natação – 4x200m livre)
» Duncan Scott, Chris Walker-Hebborn, Adam Peaty e James Guy (Natação – 4x100m medley)
» Rúgbi masculino
» Lutalo Muhammed (Tae kwon do – 80kg)

Bronze


» Greg Rutherford (Atletismo – salto em distância)
» Sophie Hitchon (Atletismo – arremesso do martelo)
» Asha Philip, Desiree Henry, Dina Asher-Smith e Daryll Neita (Atletismo – 4x100m)
» Eilidh Child, Anyika Onuora, Emily Diamond e Christine Ohuruogu (Atletismo – 4x400m)
» Sally Conway (Judô – médio)
» Bianca Walkden (Tae kwon do – 67kg)