RSS Twitter Contato

Minha Conta:

Esqueceu a senha?

Rallye 1000 Milhas Históricas Brasileiras resgata passado do país

Gazeta Press

(0) Comentários | Comentar | Votação | Tags:  

Publicação:

26/04/2011 15:57

A primeira edição do Rallye 1000 Milhas Históricas Brasileiras é a novidade do calendário nacional em 2011. A competição está agendada entre os dias 1º e 5 de junho, com cerca de 1700 quilômetros e duplas (piloto e navegador) tanto nacionais como convidadas do exterior. As Estrada dos Tropeiros, Caminho Novo e Velho Real, além de cidades históricas fazem parte do roteiro do Rallye 1000 Milhas Históricas Brasileiras 2011, que reconta a história do Brasil.

A Estrada dos Tropeiros (SP-068), até 1922 chamada de Trilha da Independência, foi utilizada pelos tropeiros nas viagens pelas regiões Sudeste e Sul. Entre as diversas estrados de tropeiros, foi a mais importante, ligando Silveiras e Bananal. Ela também serviu de base para antiga Rio-São Paulo. Ela ainda foi o caminho que Dom Pedro I utilizou na viagem entre Rio e São Paulo, em 1822, ano da independência do Brasil.
Divulgação/MG Club do Brasil
Carros clássicos passarão por cidades históricas do Brasil no Rallye 1000 Milhas

Já a Estrada Real foi sendo construída nos muitos anos de idas e vindas, das Minas ao litoral, desde o século XVII, em busca das riquezas. Caminhar pela Estrada Real é reviver os passos e os caminhos percorridos pelos escravos, pelo ouro e pela história. Inicialmente, o caminho ligava a antiga Villa Rica, hoje Ouro Preto, ao porto de Paraty, mas pela necessidade de uma via de escoamento mais segura e mais rápida ao porto do Rio de Janeiro e, também por imposição da Coroa Portuguesa foi aberto um "caminho novo". A rota de Paraty passou a ser o "caminho velho", a partir do século XVIII.

A partir da segunda metade do Sec. XVIII registrou-se o declínio da produção mineral no distrito das Minas, o que, durante o consulado pombalino, levou a uma intensificação da política fiscal e a uma insatisfação que conduziu à Inconfidência Mineira. Com a proclamação da Independência do Brasil, no início do Sec. XIX, esses caminhos tornam-se livres, vindo a constituir, com a riqueza proporcionada pela lavoura do café e banana, os principais eixos de urbanização da região Sudeste.

A Rodovia Oswaldo Cruz (SP 125), que liga Taubaté a Ubatuba, teve origem em um antigo traçado de tropeiros que passava por São Luís do Paraitinga indo em direção ao Bairro do Registro em Ubatuba, local onde se registravam as mercadorias que saiam e chegavam ao porto. Durante os anos de 1932 e 1933, o DER, juntamente com presidiários da Ilha Anchieta, promoveu o alargamento da estrada e o seu calçamento com pedras, de forma a permitir a passagem de veículos automotores. A denominação da Rodovia, traduz a homenagem prestada ao médico sanitarista Oswaldo Cruz, nascido em São Luís do Paraitinga.

No percurso do Rallye 1000 Milhas Históricas Brasileiras estão inúmeras cidades importantes, seja por sua história, seus filhos ou sua importância estratégica. São elas Aiuruoca (Caminho Velho da Estrada Real), Bananal (Estrada dos Tropeiros), Barbacena (Estrada Real/Caminho Novo), de papel importante na Inconfidência Mineira; Campos do Jordão, o mais alto município brasileiro; Caxambu (Estrada Real (Caminho Velho); Cruzília (Estrada Real - Caminho Velho); Itamonte (Estrada Real - Caminho Velho); Lídice, com três túneis escavados por escravos; Lima Duarte (Estrada Real - Caminho Novo); Maria da Fé (Estrada Real - Caminho Velho); Paraty (Estrada Real - Caminho Velho); Pouso Alto (Caminho Velho da Estrada Real); São João Del Rei (Estrada dos Tropeiros), antigo pólo de trocas de mercadorias; São José do Barreiro (Estrada dos Tropeiros); Taubaté (Caminho Real Velho), cidade onde nasceu Monteiro Lobato; Tiradentes (Caminho Real Velho); e Ubatuba.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 20 de maio, com limite em 75 carros. Os interessados podem confirmar presença no MG Club do Brasil, pelos e-mails secretariamg@terra.com.br ou mgcbr@mgcbr.com.br, ou pelo telefone (11) 3673-5065. A relação com os participantes será publicada no dia 23 de maio de 2011.

A programação oficial começa no dia 1º de junho, com as verificações técnicas e documentais, entre 15h30 e 18h, seguido de Coquetel de Boas-Vindas. No dia seguinte, a prova começa efetivamente.

Confira a programação do evento:

1ª Etapa: 2/6, 400km, São Paulo (SP)/Angra dos Reis (RJ)
2ª Etapa: 3/6, 600km, Angra dos Reis (RJ)/Tiradentes(MG)
3ª Etapa: 4/6, 600km, Tiradentes(MG)/Campos do Jordão (SP)
4ª Etapa: 5/6, 170km, Campos do Jordão (SP)/São Paulo (SP)

Compartilhe

| Mais

Comentar notícia

Verificando informações

Esta matéria tem:

(0) comentário(s)

Não existem comentários ainda


Blogs e colunas

Shopping

'INTIP - Inteligência em Internet'