Corinthians

TRAGÉDIA

Morte na Libertadores ganha destaque na imprensa internacional: "Perderam todos"

Torcedor boliviano foi morto atingido por um sinalizador; 12 brasileiros estão detidos

postado em 21/02/2013 11:28 / atualizado em 21/02/2013 14:19

Montagem Soraia Piva / Superesportes

A morte do jovem boliviano Kevin Beltrán Espada, de apenas 14 anos, na partida entre San José e Corinthians, válida pela Copa Libertadores, na noite dessa quarta-feira, foi destaque nos principais jornais do mundo.

Segundo informações iniciais, o garoto foi atingido por um sinalizador, aos cinco minutos de jogo, após o gol do Corinthians. De acordo com relato dos torcedores bolivianos, o artefato foi lançado por um torcedor do time paulista.

Após o incidente, 12 brasileiros foram presos. Eles vão prestar depoimento nesta quinta-feira. A diretoria do Corinthians trata o fato como um acidente. No site oficial, o time paulista lamentou o ocorrido na Bolívia e se prontifica a ajudar no que for possível.

Os jornais bolivianos deram amplo destaque à tragédia. “A vida não tem preço” é a manchete do El Diário, que frisou que “torcedores organizados brasileiros entristeceram o futebol”.

Segundo La Razón, após o jogo, “os fãs do San José deixaram o estádio chorando”. Em entrevista ao periódico Jorge Ustáriz, tio do garoto, acusou os corintianos de vandalismo.

Já o site PáginaSiete.bo relatou que "o jovem estava no estádio com seu primo e foi resgatado pela polícia e por paramédicos, mas morreu antes de chegar ao Hospital Obrero"

“Foi uma morte acelerada devido a um trauma cerebral causado por um projétil que ingressou pelo globo ocular direito, que se instalou na cabeça e provocou perda de massa encefálica”, disse o médico José María Vargas, que atendeu a vítima.

O Olé, em tom de lamentação, publicou: “Perderam todos”. Os argentinos também alertaram para o perigo dos sinalizadores: “Os fogos fizeram mais uma vítima no futebol”.

La Tercera, do Chile, estampou: “a Copa Libertadores está de luto”. O Ovación, do Uruguai, noticiou que “a tragédia volta a vencer o futebol na América do Sul”.

Jornais europeus também destacaram a tragédia. Entre eles, L’equipe trata o caso como um “drama no futebol”.

Por outro lado, a Conmebol ainda não publicou nada a respeito em seu site oficial.