Corinthians

Por causa de tragédia, Corinthians pode ser eliminado da Copa Libertadores

Artigo 18 prevê exclusão de competição como uma das possíveis punições

postado em 21/02/2013 15:55 / atualizado em 21/02/2013 16:21

Divulgação Corinthians

Caso fique comprovado que os torcedores corintianos dispararam o sinalizador que matou o jovem boliviano Kevin Beltrán Espada, de 14 anos, no confronto entre San José e Corinthians, nessa quarta-feira, pela Copa Libertadores, o clube paulista poderá ser duramente punido.

O atual campeão da Libertadores pode, inclusive, ser excluído da competição. O artigo 11 do código de disciplina da Conmebol inclui o comportamento inadequado da torcida e cita como motivo de punição o “uso de sinalizador, fogos de artifícios ou qualquer objeto pirotécnico.

As punições estão no artigo 18. Entre elas, está a exclusão de competição (presente ou de futuras edições). No entanto, historicamente, a Conmebol é pródiga em omissões em casos disciplinares.

Artigo 11 do Código de disciplina da Conmebol:

Associações e clubes podem ser punidos por comportamento inadequado da torcida, como nos casos:

- Invasão ou tentativa de invasão de campo
- Objetos atirados ao campo
- Usar sinalizador, fogos de artifícios ou qualquer objeto pirotécnico
- Gestos, palavras, objetos ou outro meio para transmitir mensagem inapropriada em um evento esportivo, sobretudo se for de natureza política, ofensiva ou provocativa
- Causar estragos
- Qualquer falta de ordem ou disciplina que se possa cometer dentro do estádio ou em suas cercanias.

Artigo 18 do Código de disciplina da Conmebol:

Advertência, repreensão, multa (mais de R$200 e menos de R$ 200 mil), anulação ou repetição de jogo, perda de pontos, determinação do resultado do jogo, atuar com portões fechados, proibir de jogar em um estádio ou país, exclusão de competição (presente ou de futuras edições), perda de título ou prêmio, rebaixamento, perda de licença.

Tags: corinthians eliminado copa libertadores oruro tragedia morte