
Depois de surpreender a anfitriã e bicampeã Alemanha, nas quartas de final, o Japão fez mais uma vítima na Copa do Mundo de Futebol Feminino. As japonesas bateram a Suécia por 3 a 1, de virada, e chegaram, pela primeira vez, à final da competição.
A Seleção Sueca saiu na frente, com um gol de Oqvist, aos dez minutos. O Japão empatou ainda na primeira etapa, com Kawasum e virou, aos 15 do segundo tempo, com Sawa. Três minutos depois, Kawasumi fez um lindo gol, ao chutar da intermediária, encobrindo a goleira Lindahl e deu números finais à partida.
No sábado, em Frankfurt, as japonesas fazem a inédita final com os Estados Unidos, que venceram a França também por 3 a 1. Antes, na sexta-feira, a Suécia encara a Seleção Francesa, em Sinsheim, pela disputa do terceiro lugar.
O jogo - A partida começou bastante equilibrada, com as duas equipes se estudando. Ambas marcavam forte e o duelo chegou a ficar truncado no meio de campo. No entanto, passada a ansiedade inicial, a Suécia foi se soltando no jogo e amadurecendo seu gol.
E então, aos dez minutos, Oqvist aproveitou vacilo na saída de bola japonesa, roubou a bola e invadiu a área, chutando no ângulo esquerdo e inaugurando o placar em Frankfurt.
O gol acordou o Japão, que partiu ao ataque em busca do empate. A equipe, porém, abusava dos lançamentos longos e não conseguia chegar com perigo à meta adversária. Quando começaram a tocar a bola, as japonesas acuaram a Suécia e passaram a dominar a partida.
E após uma boa troca de passes, que saiu o gol de empate japonês. Miyama recebeu de Ohno pela esquerda e cruzou de primeira. Kawasumi, na segunda trave, dividiu com a zaga e empurrou para o fundo da rede, aos 18 minutos.
Melhor no jogo, o Japão teve duas boas chances para virar o jogo, mas parou na goleira Lindahl, que trabalhou bem ao defender chute de Kawasumi e de Miyama.
Na segunda etapa, as japonesas continuaram melhores e assustaram logo no primeiro minuto, quando Ohno encobriu Lindahl, mas mandou no travessão. A virada do Japão veio aos 15, com Sawa, de cabeça, aproveitando falha da goleira sueca.
A vitória japonesa foi sacramentada três minutos depois, com um golaço. Ando é lançada e a goleiro Lindahl sai do gol para fazer o corte. Kawasumi pegou a sobra e, da intermediária, mandou por cobertura para as redes.