Futebol Internacional

SUPERCOPA DA EUROPA

Comandados por velhos rivais, Chelsea e Bayern de Munique voltam a decidir título

Antigos adversários no futebol espanhol, Mourinho e Guardiola duelam novamente

postado em 30/08/2013 08:00 / atualizado em 30/08/2013 09:29

AFP PHOTO / UEFA

Bayern de Munique e Chelsea, vencedores dos principais torneios europeus na última temporada, têm algo em comum para o duelo desta sexta-feira, pela Supercopa da Europa, em Praga, a partir das 15h45 (de Brasília): um novo comandante no banco de reservas.

Coincidentemente, velhos rivais assumiram as vagas de Jupp Heynckes, nos bávaros, e de Rafa Benítez, nos Blues. Pep Guardiola e José Mourinho, desafetos dos tempos de Real Madrid e Barcelona, agora treinam o time alemão e o clube inglês, respectivamente, e voltam a se enfrentar em uma final depois de um ano e meio. No último duelo valendo título, melhor para o espanhol, que levou a Copa do Rei após empate em 2 a 2.

Na temporada 2011/12, Chelsea e Bayern decidiram o título da Liga dos Campeões. Diante de uma Allianz Arena lotada, os bávaros foram derrotados e veem na partida desta sexta-feira, a chance de uma revanche, como contou o goleiro Neuer, ao site oficial da Uefa: "É uma chance única para nós ganharmos este título, Ainda temos algo a resolver contra o Chelsea. Queremos a revanche e esperamos que ela venha em Praga".

Os londrinos buscam sua segunda taça da Supercopa. A primeira veio em 1998, quando a equipe bate o Real Madrid, na primeira edição do torneio realizada em Monaco. Curiosamente, o Chelsea voltou a disputar a competição na temporada passada, a última no principado, que foi a sede fixa por 14 anos. Na segunda tentativa, porém, a equipe foi derrotada por 4 a 1 pelo Atlético de Madri.

Mourinho não tem desfalques para a partida e deve pôr em campo o time que vem jogando o Campeonato Inglês. Porém, ele ainda não pode contar com David Luiz, que não estreou na temporada, por problemas físicos.

“Normalmente, ganhar uma Supercopa não é o mesmo que ganhar uma competição com vários jogos. Sabemos que em termos de futebol não vale muita coisa, mas é um título de muito prestígio, que todo clube gostaria de ter em sua galeria”, declarou.

O lusitano antevê muitas dificuldades contra os alemães e é só elogios ao adversário, que conquistou a Liga dos Campeões da Europa, o Campeonato Alemão e a Copa da Alemanha na última temporada.

“Eles tiveram um ano incrível. Foram o melhor time do mundo. Jogar contra eles será um grande desafio para nós, mas será bom para medir como nós estamos, se estamos prontos para a fase de grupos da Champions”, concluiu.

Para acabar com o tabu

Do lado do Bayern, um tabu sobrevive no torneio: em três participações na Supercopa, sempre acabaram derrotados. Em 1975, o título ficou com o Dínamo de Kiev, que venceu o Bayern em jogos de ida e volta. No ano seguinte, foi a vez dos belgas do Anderlecht levantarem a taça sobre os alemães. Em 2001, em Monaco, o Bayern caiu para o Liverpool por 3 a 2.

Além disso, o técnico Guardiola terá de lidar com um grande problema: Thiago Alcântara, uma das principais contratações do Bayern para a temporada, está machucado e não entra em campo. Assim, Mario Gotze, Thomas Muller e Toni Kroos brigam por duas vagas no meio-campo bávaro.

O holandês Robben, autor do gol do título da Liga dos Campeões, exaltou a recente parceria com o treinador espanhol e acredita que seu futebol pode melhorar muito na atual temporada.

"É uma honra estar trabalhando com outro grande treinador e estou muito ansioso para esta temporada. Posso dar um passo à frente com o Pep, posso aprender com ele. Cada treinador tem suas próprias idéias, seus próprios pontos de vista sobre como quer que o time jogue e isso é bom”, disse o holandês.

O meia, que já atuou no Chelsea, que na ocasião era treinado por José Mourinho, reconhece o potencial do treinador e acredita em um jogo duro na busca do título inédito.

"O Chelsea teve dois maravilhosos anos e agora tem seu ex-treinador de volta. Vai ser um grande jogo. Vencemos a Liga dos Campeões, mas este é um novo título, que nunca ganhamos antes", declarou.

BAYERN DE MUNIQUE X CHELSEA


Local:
Estádio Eden, em Praga (República Tcheca)
Data: 30 de agosto de 2013, sexta-feira
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Jonas Eriksson (Suécia)
Assistentes:
Mathias Klasenius e Daniel Warnmark (ambos da Suécia)

BAYERN DE MUNIQUE: Neuer; Lahm, Boateng, Dante e Alaba; Schweinsteiger, Kroos (Gotze), Muller, Robben e Ribery; Mandzukic
Técnico: Pep Guardiola

CHELSEA:
Cech; Ivanovic, Cahill, Terry e Ashley Cole; Ramires, Lampard, Mata, Hazard e Oscar; Fernando Torres
Técnico: José Mourinho