Futebol Internacional

FUTEBOL ESPANHOL

Vítima de racismo na Espanha, Paulão espera respostas: "Atos preocupantes"

Zagueiro mineiro do Betis foi hostilizado pelos próprios torcedores nesse domingo

postado em 25/11/2013 11:28 / atualizado em 25/11/2013 15:00

AFP PHOTO/ CRISTINA QUICLER
O futebol mais uma vez ficou em segundo plano na Europa. Nesse domingo, em Sevilha, na Espanha, parte da torcida do Betis, no clássico contra o Sevilla, válido pela 14ª rodada da liga local, mostrou sua faceta mais abominável. No fim do primeiro tempo, o zagueiro mineiro Paulão, de 31 anos, foi expulso de campo. Seus próprios torcedores reagiram com atos racistas: imitavam macacos e xingavam com gestos obscenos o jogador. Tudo foi filmado pela TV espanhola que fazia a transmissão da partida.

Mesmo amargurado, Paulão tenta digerir o ocorrido. Sabe que esta não foi a primeira nem será a última vez que um negro é agredido em campo, exercendo seu trabalho. Mas espera que atitudes sejam tomadas.

“Foi um ato preocupante. Ato muito feio. Deixa a gente abatido. A família tanto no Brasil quanto aqui na Espanha fica triste, preocupada. Eu, quando deixei o campo ao ser expulso, fiquei lamentando a minha saída e não vi. Meus amigos comentaram comigo depois”, disse ao Superesportes o jogador revelado pelo Atlético em 2002.

“É bom que isso tenha muita repercussão para que alguma atitude seja tomada. Nós (negros) somos iguais a todos os outros. Cor da pele não muda nada”, acrescentou.

Com tom resignado, o zagueiro disse que não pretende agir com medidas extremas. Apenas espera que as entidades responsáveis "façam o que deve ser feito".

“Eu não pretendo tomar uma atitude mais séria porque sou apenas um estrangeiro. Acho que não adiantaria. É difícil bater de frente assim. As imagens estão ai para quem quiser ver”, lamentou o zagueiro, que, frente aos fatos, se mostrou sereno durante a entrevista.

Como de praxe, o fato não teve a repercussão que merece na imprensa espanhola. Nenhum dos grandes veículos do país destacou a atitude dos torcedores. No site do clube espanhol, não há nota sobre o incidente. O único registro da partida é uma entrevista de Paulão se responsabilizando pelo resultado do jogo (4 a 0 para o Sevilla). “O responsável pelo resultado sou eu. Quero pedir desculpas para a torcida e meus companheiros”. A Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) também não se manifestou.

Veja o vídeo com a reação da torcida do Betis


Fifa

A Fifa vem realizando uma cruzada contra o racismo. O presidente da entidade, Joseph Blatter, disse que decisões duras têm que ser tomadas.

"Nós precisamos desclassificar esses times ou reduzir seus pontos. Se não fizermos isso, essas coisas só vão continuar acontecendo. Nós precisamos pôr um fim a isso; precisamos de coragem para fazer isso", disse Blatter.

Em outubro, o CSKA foi punido após torcedores insultarem o volante marfinense Yaya Touré, na partida do clube russo contra o Manchester City, pela Liga dos Campeões.

O lastimável é que casos similares ainda são vistos ano após ano no Velho Continente.

Tags: racismo espanha atleticomg cruzeiroec paulão betis cruzeiroec