Futebol Internacional

FUTEBOL INGLÊS

Morre capitão do Manchester United que sobreviveu a acidente aéreo em 1958

Ex-zagueiro Bill Foukeres morreu aos 81 anos e a causa não foi informada

postado em 25/11/2013 13:11

Divulgação/site oficial do Manchester United
Um dos sobreviventes do acidente aéreo que vitimou parte do time do Manchester United, em 1958, o zagueiro Bill Foulkes morreu nesta segunda-feira, aos 81 anos. A causa da morte não foi divulgada pelo clube inglês.

"Bill foi um grande personagem da história do Manchester United após a guerra. Era um cavalheiro com o qual tive o prazer de estar em várias ocasiões", afirmou o vice-presidente do Manchester, Ed Woodward. Herdeiro de Foulkes na zaga do time, Rio Ferdinand disse que o jogador deu "grande" contribuição ao clube.

Foulkes chegou ao Manchester em 1950 e acumulou 566 jogos com a camisa do time até 1970 Somente Ryan Giggs, Bobby Charlton e Paul Scholes disputaram mais partidas pela equipe do que o zagueiro. O defensor foi ainda capitão do time após o acidente aéreo de Munique.

Na tragédia, em 6 de fevereiro de 1958, 23 pessoas foram mortas no acidente, entre eles oito jogadores do Manchester. Havia também torcedores e jornalistas no avião. Foulkes foi um dos 21 sobreviventes do voo que deveria levar a delegação do time da cidade alemã até a Inglaterra.

O acidente aconteceu quando o avião partia do aeroporto de Munique. Após duas tentativas frustradas, o piloto não conseguiu fazer a decolagem e a aeronave acertou um muro ao fim da pista. "Eu pensei: 'mas que diabos está acontecendo aqui, neste avião, começando a balançar sobre a neve?'", disse o próprio Foulkes em 2008, quando o acidente completou 50 anos.

"Eu percebi que o avião iria fazer nova decolagem e pensei: 'Isto é estúpido, eles vão tentar decolar de novo", comentara, sobre a terceira tentativa de tirar o avião do chão. O voo estava vindo de Belgrado, na antiga Iugoslávia (atual Sérvia), onde o time inglês enfrentou o Red Star Belgrade, pela Copa Europeia. A parada em Munique serviu para abastecer a aeronave.