Futebol Internacional

MERCADO

Lenda nas categorias de base do Barça, Bojan se despede do clube e é vendido ao Stoke City

Barcelona anunciou nesta quarta-feira a venda do atacante ao clube inglês

postado em 23/07/2014 11:09 / atualizado em 23/07/2014 11:49

Thiago Madureira /Superesportes , Arthur Sala Minoves /Superesportes

REPRODUÇÃO
O Barcelona anunciou nesta quarta-feira a venda do atacante Bojan Krkic, de 23 anos, ao Stoke City. Depois de rodar, sem sucesso, por Roma, Milan e Ajax, uma das maiores promessas da base do Barça se despediu do clube que o revelou. A diretoria catalã não revelou os valores da negociação, mas informou que terá participação em uma futura venda do atleta.

A carreira de Bojan começou avassaladora. Em sete anos na base, era considerado, inclusive, com maior potencial que o craque Messi. Seus números viraram lenda. Há quem diga que o espanhol superou os 800 gols apenas nas divisões inferiores. Segundo o site do clube catalão, ele anotou mais de 400 tentos.

“O garoto que sempre esteve um passo à frente dos jogadores da sua idade se despede com a satisfação de ter sido um dos máximos goleadores da história em todas as categorias de base do clube”, descreve a página do clube na internet.

Bojan bateu muitos recordes de precocidade no clube. Estreou entre os titulares aos 16 anos em um amistoso contra o Al-Ahly – na partida, ele deixou sua marca.

É o atleta mais jovem a balançar as redes pelo Barça na história do Campeonato Espanhol, superando Messi. Na época, em 2007, aos 17 anos e 51 dia, marcou contra o Villareal.

Na primeira temporada na equipe principal (2007/08), teve bom desempenho: marcou 10 gols em 31 jogos. Nas temporadas seguintes, contudo, ele não seguiu a evolução esperada. Em 08/09, marcou 2 gols em 23 jogos. Na temporada seguinte atuou 23 vezes e fez 8 gols. Em 2010/11, foram 27 jogos e 6 gols.

Sem render, ele foi emprestado à Roma. Mais uma vez, não correspondeu. Em seguida, foi repassado ao Milan - também não vingou em Milão. Na temporada passada, jogou pelo Ajax. Mais uma vez não agradou.

Uma das maiores promessas da conceituada categoria de base do Barcelona chega ao seu quinto clube na carreira. Terá a chance de, enfim, brilhar de verdade no Campeonato Inglês.