Futebol Internacional

BASTIDORES

Avião que caiu no Mali era do mesmo modelo usado pelo Real Madrid de 2007 a 2009

Aeronave era utilizado pelo Real Madrid durante a gestão de Ramón Calderón

postado em 24/07/2014 11:37 / atualizado em 24/07/2014 13:38

Estado de Minas /

REUTERS/Sergio Perez

O McDonnell Douglas MD-83 que fazia o voo AH5017 da empresa Air Algerie quando desapareceu ao passar pelo espaço aéreo do Mali, é do mesmo modelo usado pelo Real Madrid entre os anos de 2007 e 2009, e pertence a Swift Air, mesma empresa que arrendou a aeronaveno no periodo em que transportava o time madridista. Inicialmente o Estado de Minas, assim como a imprensa espanhola, havia divulgado a informação de que se tratava do mesmo avião, dado que foi corrigido após a informação de que se tratavam de duas aeronaves distintas. O veículo que transportava a equipe foi desativado em 2012.

A Swift Air - empresa que operava o avião, locado pela companhia argelina - perdeu contato com a tripulação 50 minutos depois da decolagem, realizada em Uagadugu, a capital de Burkina Faso, com direção a Argélia. A aeronave carregava 116 pessoas a bordo e todos os seis tripulantes eram espanhóis. A queda foi confirmada por autoridades argelinas e francesas.

O avião era utilizado pelo Real Madrid durante a gestão de Ramón Calderón, que foi destituído da presidência do clube menos de três anos depois de assumir o cargo. Ele foi denunciado em um escândalo de falsificação de votos durante a eleição da diretoria do Real Madrid. Durante o período em que serviu ao time merengue, a aeronave havia sido batizada como "La Saeta", uma referência ao jogador Di Stefano, grande ídolo do clube.

Tags: real madrid air algerie avião tragédia boeng voo mali