Futebol Internacional

NEYMAR

Neymar: craque no piloto automático

Em comparação com um atleta amador, Neymar usa apenas 10% de função cerebral

postado em 26/07/2014 08:50

Estado de Minas /

AFP PHOTO / FABRICE COFFRINI


As brilhantes jogadas que o atacante Neymar executa em campo exigem muito pouco esforço de seu cérebro. Essa é a conclusão de uma pesquisa feita pelo Instituto Nacional de Tecnologia de Informação e Comunicações. Os cientistas japoneses mediram a atividade cerebral do brasileiro, quando ele está jogando, e concluíram que, em comparação com um atleta amador, Neymar usa apenas 10% de função cerebral.

“A partir de imagens de ressonância magnética, descobrimos que a atividade cerebral de Neymar é de 10% de um jogador amador”, afirmou o neurologista Eliichi Naito à Agência France Press. “Isso pode ser explicado pela genética, aliada ao tipo de treinamento que ele faz todo dia.” O resultado aponta que um jogador da qualidade do brasileiro executa as jogadas de maneira natural, com o cérebro quase no “piloto automático”.

O atacante da Seleção e do Barcelona, de 22 anos, teve sua atividade cerebral registrada em fevereiro e comparada com a de três jogadores da Segunda Divisão Espanhola e de dois nadadores de alto nível. As descobertas dos japoneses foram publicadas no prestigiado Frontiers in Human Neuroscience, órgão suíço especializado em neurologia. Em seu artigo, Naito concluiu que os resultados do teste “fornecem evidências valiosas de que o cérebro de Neymar ativa recursos neuronais muito limitados nas áreas motoras-corticais quando faz movimentos com o pé”.

HABILIDADE Eliichi Naito acrescentou, em entrevista ao jornal japonês Mainichi Shimbu, que “a atividade cerebral reduzida significa menos carga e permite ao jogador realizar muitos movimentos complexos de uma só vez. Acreditamos que isso lhe dá a habilidade de executar suas brilhantes jogadas”.

O pesquisador disse ainda que, embora não tenham sido testados, jogadores como o português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi devem registrar níveis semelhantes de atividade cerebral ao atuar. “Presumimos que eles mostrariam níveis parecidos, devido ao trabalho de pés e à técnica similares à de Neymar”, declarou Eliichi Naito.

Tags: piloto automático selefut brasil futnacional barcelona craque neymar