Futebol Internacional

LIGA DOS CAMPEÕES

Atlético de Madrid busca nova grande campanha na Liga; Juve quer protagonismo internacional

Espanhóis e italianos fazem a primeira partida na Liga dos Campeões nesta terça

postado em 16/09/2014 09:16 / atualizado em 16/09/2014 10:10

Gazeta Press

AFP PHOTO/ LOUISA GOULIAMAKI
Finalista da edição passada, o Atlético de Madrid estreia na Liga dos Campeões nesta terça, diante do Olympiacos, em jogo marcado para o Estádio Karaiskákis, na capital grega, a partir das 15h45 (de Brasília). Após ficar no ‘quase’ na última temporada, ao perder a decisão para o rival Real Madrid na prorrogação, os comandados de Simeone chegam embalados para iniciar a trajetória no torneio após vencerem os merengues fora de casa, em partida disputada no fim de semana, válida pelo Campeonato Espanhol.

Apesar de ter o elenco completo à disposição, à exceção do uruguaio Cristian Rodríguez, o Atlético terá seu maior reforço fora das quatro linhas. O treinador Simeone, que não pôde dirigir a equipe em jogos pelo Espanhol por conta de uma punição, volta ao banco de reservas na partida em Atenas e, apesar de ser o confronto de estreia, o argentino prega respeito ao adversário.

“Possivelmente, esse é um dos jogos mais difíceis do grupo, pelo estádio, pelo ambiente e pela intensidade de jogo imposta pelo rival. Teremos que ter atenção e intensidade para disputar a partida desta terça-feira”, avaliou o comandante da equipe. “Sabemos que a Liga dos Campeões é uma competição muito dura e que é preciso ter atenção individual a cada partida”, prosseguiu.

Sobre possíveis alterações que pode fazer durante a partida, como aconteceu na vitória por 2 a 1 diante do Real Madrid no Santiago Bernabéu, no último sábado, Simeone mostrou que não tem nada decidido e que as circunstâncias o forçam a agir. “Trato de me comportar por impulso, segundo o que sugere a partida. A entrada de Koke no meio nos deu mais equilíbrio e domínio de bola, enquanto Arda e Griezmann deram mais dinâmica ao ataque, oferecendo mais perigo ao adversário”, ponderou.

Ao falar sobre o adversário, ‘El Cholo’ fez questão de elogiar a chegada do treinador espanhol Michel e o estilo de jogo mantido pela equipe ao longo dos anos. “Avalio muito bem a chegada de Michel à equipe grega. Encontrou uma equipe que estava com o título nacional encaminhado e um estilo definido de jogar”, comentou. “O Olympiacos tem boa posse de bola no meio de campo e uma defesa experiente. Michel está fazendo um ótimo trabalho e isso se reflete nos números que ele acumula”, acrescentou.

O duelo que coloca frente a frente os campeões espanhol e grego é analisado com muito respeito pelos atletas colchoneros. O atacante francês Griezmann considera que a vitória contra o rival Real Madrid dá um ânimo a mais à equipe, mas está ciente de que o jogo na Grécia não será uma tarefa fácil.

“Será complicado jogar esta partida porque a torcida faz do estádio um ambiente muito caloroso e com muita pressão. Respeitaremos o Olympiacos, mas vamos fazer o nosso jogo conservando a posse de bola para tentar ganhar”, comentou o camisa 7, que entrou no decorrer dos noventa minutos no Bernabéu e mudou o panorama da partida.

O ânimo com que chegam os espanhóis também não falta aos gregos. Embalados por uma bela vitória dentro de casa, os comandados de Michel estão completamente focados em começar a fase de grupos com um resultado positivo, ainda mais por se tratar de um jogo dentro de casa.

Um dos diretores do clube, Christian Karembeu, em depoimento concedido logo após o sorteio das oito chaves, resumiu bem as projeções dos gregos para esta participação na Liga dos Campeões. “Penso que é uma boa oportunidade para nós. Temos sorte por jogarmos contra a Juventus e o Atlético de Madrid, finalista do último ano. Fizemos um bom torneio ano passado, chegando às oitavas de final, e esperamos repetir o feito nesta temporada”, falou.

Enquanto o Atlético de Madrid caiu na final da Liga dos Campeões passada, após sofrer a virada para o Real Madrid já na prorrogação, o Olympiacos foi eliminado nas oitavas de final, ao perder as duas partidas para o Manchester United, tanto dentro quanto fora de casa, após se classificarem em segundo lugar, com três vitórias, um empate e duas derrotas.

Na tentativa de internacionalizar o domínio

AFP PHOTO / MARCO BERTORELLO


A tricampeã italiana Juventus inicia a trajetória na Liga dos Campeões diante do Malmo, em jogo a ser disputado em Turim, na Itália, nesta terça-feira, a partir das 15h45 (de Brasília). Dominando o futebol italiano há três temporadas, a Juve quer passar a ser expoente também em nível continental, chegando às fases finais da Liga.

Agora sob domínio de Massimiliano Allegri, e tendo mantido grande parte do elenco que conquistou o Calccio, a Velha Senhora quer apagar a má impressão deixada após a participação na última edição, quando sequer passou da fase de grupos, ficando arás de real Madrid e Galatasaray na somatória de pontos.

No Grupo A, os suecos do Malmo, assim como os gregos do Olympiacos, começam a participação na Liga dos Campeões no objetivo de surpreender e desafiar os favoritos Atlético de Madri e Juventus que, tendo acumulado boas campanhas nos campeonatos nacionais recentemente, tentam adquirir maior projeção no cenário do futebol europeu.

Tags: Liga dos Campeões Atlético de Madrid olympiacos ligadoscampeoes juventus