Futebol Internacional

LIGA DOS CAMPEÕES

Liga dos Campeões começa com muitos favoritos ao título e poucos possíveis azarões

Principal competição entre clubes da Europa começa nesta terça-feira

postado em 16/09/2014 09:58 / atualizado em 16/09/2014 10:15

Gazeta Press

AFP
É verdade que os playoffs têm se estendido pelas últimas semanas, mas a principal competição europeia começa a engrenar de verdade a partir desta terça-feira. Oito partidas às 15h45 (de Brasília) dão início à fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa e o torneio deve começar com tudo.

Do atual campeão e milionário Real Madrid ao surpreendente e relativamente modesto Athletic Bilbao, 32 clubes nesta semana começam a duelar para sobreviver ao funil que resulta nas oitavas de final e apenas dois de cada grupo avançam. A reportagem listou quais deles tem maiores chances de alcançar o mata-mata e quais estão perdendo terreno, confira:

Grupo A - Vice da Europa e tricampeã italiana são favoritos
É verdade que o Olympiakos é o atual campeão grego, mas não deve pôr em xeque o favoritismo de Atlético de Madri e Juventus. O time espanhol mudou bastante se comparado à última temporada, mas a reconstrução está no caminho certo; já a Velha Senhora tem dominado a Itália e aparece novamente como adversário indigesto, pode inclusive ser campeã do grupo. O sueco Malmo é coadjuvante.

Grupo B - Real Madrid e Liverpool com um pé nas oitavas
Dois dos maiores campeões europeus devem nadar de braçada na chave devido à fragilidade dos concorrentes. Enquanto o time merengue é candidato ao título, os Reds voltam à Liga dos Campeões para confirmar boa fase e reviver glórias passadas. O Liverpool por vezes flerta com o vexame, mas a camisa vermelha deve pesar. O suíço Basel deve ir para a Liga Europa, enquanto o búlgaro Ludogorets é franco-atirador.

Grupo C - Má fase dos rivais favorece Leverkusen
Este seria o mais equilibrado dos grupos se Monaco e Benfica não amargassem mau momento neste início de temporada. O antes estrelado elenco da equipe francesa foi esvaziado, enquanto o campeão português tem potencial para evoluir, mas ainda patina após reformulação. Assim, o alemão Bayer Leverkusen larga na frente pela classificação, enquanto o russo Zenit, do brasileiro Hulk, tem boas chances de surpreender.

Grupo D - Muito cuidado com os turcos...
A expectativa é que o Arsenal esteja no mata-mata, mas com dificuldades para superar o Galatasaray. O time de Felipe Melo costuma engrossar na Liga dos Campeões e os Gunners gostam de um sofrimento. O Borussia Dortmund é favorito, enquanto o belga Anderlecht corre por fora e tem poucas chances.

Grupo E - Roma é zebra entre gigantes
Os gialorossi terão que se superar para desafiar o poderio de Bayern de Munique e Manchester City. A dupla mantém ótimos elencos e tenta herdar a evolução que rendeu títulos nacionais de ligas muito exigentes na temporada passada. O russo CSKA deve assistir o mata-mata da poltrona.

Grupo F - Festa marcada na Catalunha e em Paris
Unir Barcelona e Paris Saint-Germain, apesar da garantia de grandes confrontos, é crueldade do sorteio com os demais componentes da chave. Assim, o Ajax deve esperar mais um ano em sua eterna tentativa de reviver os Anos 70, pois tem poucas semelhanças com o esquadrão de 1994/95. O APOEL praticamente não tem chances.

Grupo G - Tudo azul?
Recentes contratações transformam o Chelsea em candidato ao título, portanto principal favorito da chave a estar na próxima fase, e com sobras. O alemão Schalke 04 teria tudo para consolidar-se como segunda força, mas tem deixado a desejar e terá temporada sofrida pela frente se continuar neste ritmo. Daí surge o Sporting, que mesmo sem grandes estrelas pleiteia a segunda vaga nas oitavas. O Maribor faz figuração.

Grupo H - Bascos sem nada a perder
Grata surpresa do bipolar futebol espanhol, o Athletic Bilbao surge como honesto candidato ao mata-mata. Ainda que o Porto seja favorito a vencer o grupo, o time basco rivaliza com o ucraniano - mas brasileiríssimo - Shakhtar Donetsk pela segunda vaga. O bielorrusso Bate Borisov pode roubar alguns pontos.

Tags: Liga dos Campeões favoritos ligadoscampeoes azarões