Futebol Internacional

LIGA DOS CAMPEÕES

Com status de favorito do Grupo H, Porto estreia na Liga dos Campeões diante do BATE Borisov

Athletic Bilbao e Shakhtar Donetsk também se enfrentam pelo mesmo chaveamento

postado em 17/09/2014 10:08 / atualizado em 17/09/2014 10:16

Gazeta Press

AFP PHOTO / MIGUEL RIOPA

Nesta quarta-feira, o Porto faz sua estreia na Liga dos Campeões 2015 contra o BATE Borisov, da Bielorrússia, pelo Grupo H. O compromisso está marcado para as 15h45 (de Brasília) e tem como palco o Estádio do Dragão. Ambos os times necessitaram dos playoffs para garantir vaga no torneio. Os portugueses passaram pelo Lille, enquanto o adversário eliminou o Slovan Bratislava, da Eslováquia.

Embora o BATE não seja tradicional como o adversário, o técnico do Porto, Julen Lopetegui, não subestima a equipe e acredita numa partida difícil. "O BATE Borisov é uma equipe com muita experiência, que se prepara para a Champions quase exclusivamente, que tem muito tempo para pensar nesses jogos. Vai ser difícil. Temos de fazer as coisas bem e de forma continuada para podermos ganhar", afirmou o comandante do Porto, que chega a sua 19ª participação no torneio.

Para a partida, o treinador poderá contar com o lateral esquerdo Alex Sandro, totalmente recuperado do problema muscular na coxa esquerda, adquirido ainda nos playoffs da Liga dos Campeões. O atacante Ádrian também retorna ao time. Em relação aos convocados para a última partida no Campeonato Português, as ausências são José Angel e Ricardo.

O BATE Borisov chega como azarão do Grupo H e tem como ponto forte a organização defensiva. Nos últimos dois meses, sofreu somente oito gols, sendo apenas dois deles de bola corrida. Porém, com a saída de seu melhor jogador, Krivets, a equipe perdeu ainda mais na qualidade técnica. O destaque do time é Mladenovic, lateral esquerdo suíço muito ofensivo, utilizado até algumas vezes em posições adiantadas.

O outro confronto de estreia no Grupo H ocorre entre Athletic Bilbao e Shakhtar Donetsk, às 15h45 (de Brasília), no estádio San Mamés. Apenas os espanhóis tiveram de passar pelos playoffs para avançarem e eliminaram o Napoli.

O Athletic também não subestima o rival ucraniano. O meia Iturraspe espera um Shakhtar competitivo mesmo fora de casa. “Não há dúvidas sobre o nível do Shatkhtar, estamos cientes de que equipe se trata e de que competição. Se não jogarmos 100% e sendo muito intensos, não poderemos fazer nada”.

O técnico Ernesto Valverde não terá desfalques para a partida. Guillermo Fernández, que reclamava de dores lombares na semana passada, já treina normalmente.

Do outro lado, o Shakhtar Donetsk aposta no talento dos brasileiros se dar na Liga dos Campeões. No clube desde 2009, Douglas Costa é um dos nomes mais antigos do elenco e o destaque da equipe. O time comandado por Mircea Lucescu também tem experiência na competição, chegando inclusive, às quartas de final em 2011.

Tags: grupo h porto ligadoscampeoes bate campeonatoportugues ucl champions estreia