Futebol Internacional

FUTEBOL INTERNACIONAL

Após sair do banco, Frank Lampard marca contra Chelsea e dá empate ao Manchester City no fim

Maior artilheiro da história do Chelsea, Lampard marcou contra ex-clube

postado em 21/09/2014 14:20 / atualizado em 21/09/2014 14:27

Gazeta Press

 REUTERS/Suzanne Plunkett (

Em jogo disputado em alto nível na manhã deste domingo, no Etihad Stadium, o Manchester City provou a coragem e determinação do elenco. Após sair perdendo, os donos da casa correram atrás do resultado, apesar do homem a menos, e chegaram ao empate quando faltava apenas cinco minutos para o apito final, graças a Frank Lampard, que entrou para a história ao marcar contra o ex-clube.

Após ter a renovação com o Chelsea posta em xeque pela diretoria, Lampard deixou Stamford Bridge para acertar com o New York FC, entrando para o grupo dos atletas de alto nível que tentam ajudar a promover o futebol nos Estados Unidos. Porém, como a temporada norte-americana só começa a partir do próximo ano, o meio-campista acertou empréstimo de seis meses com os citizens.

Após um primeiro tempo morno, com o Chelsea muito bem postado no campo de defesa, e o City fazendo seguidas investidas ao ataque, as equipes voltaram para o segundo tempo com o objetivo de definir o placar. Entretanto, a pressão feita pelos donos casa no reinício do jogo amenizou após a expulsão de Zabaleta, que recebeu o segundo amarelo após confusão com Diego Costa.

O homem a menos proporcionou aos blues mais espaço no campo de ataque. Após belo contra-ataque, construído com base na troca de passes, o alemão Schurrle, que havia saído do banco, aproveitou o cruzamento de Hazard e completou para o gol. Entretanto, faltando cinco minutos para o apito final, Lampard empatou o jogo e se eternizou ao ser o único jogador na história do Campeonato Inglês ao marcar gols contra 39 equipes diferentes.

O jogo

Nos primeiros minutos, ambas as equipes ficaram se estudando no gramado. O Chelsea, com o meio campo povoado por cinco jogadores e Diego Costa mais avançado, conseguia conter os ataques dos donos da casa ao recuar totalmente a equipe para trás da linha que divide o campo.

Com a retranca adversária imposta, os citizens preferiram manter a posse de bola e passaram a investir em jogadas pelas laterais e bolas aéreas, mas não obtiveram sucesso, já que Terry e Cahil conseguiam minimizar o perigo. Focados na marcação, os comandados de Mourinho abdicaram do ataque, não dando sequer um chute ao gol na primeira meia hora de jogo.

Aos 28, em uma das únicas oportunidades de trabalhar a bola com liberdade no campo de ataque, o City chegou a área adversária trocando passes e, após cruzamento do argentino Zabaleta, o compatriota Aguero emendou um voleio que passou por cima do travessão de Courtois.

Aos poucos, o Chelsea começou a se soltar mais na partida e invadir o campo de ataque. Aos 33, após falta cobrada na intermediária, Cahil tentou desviar para o gol e reclamou ao alegar que a bola desviou na mão do adversário, o que caracterizaria o pênalti. O juiz mandou o jogo seguir, para o descontentamento dos blues.

No último minuto do tempo regulamentar, o atacante Diego Costa, que acumula a marca impressionante de sete gols em quatro jogos pelo Chelsea no Inglês, quase abriu o placar de forma oportunista. Após escanteio cobrado da direita, a bola foi desviada e o camisa 19 se esticou para tentar desviar para o gol, mas chegou atrasado no lance e perdeu a chance de marcar.

Na volta do intervalo, Manuel Pellegrini lançou o time ao ataque instruindo para que todos avançassem a marcação no campo adversário. Com isso, o Manchester City passou a sufocar o Chelsea no reinício do jogo, criando duas chances de gols seguidas em investidas ao ataque.

Na primeira ocasião, Fernandinho aproveitou sobra na entrada da área e soltou um petardo que passou rente à meta adversária. No minuto seguinte, Aguero recebeu dentro da área, fintou a marcação e finalizou para o gol, mas Courtois, atento, praticou a defesa mostrando reflexo apurado evitando, assim, a abertura do placar.

Aos 20 minutos da segunda etapa, Zabaleta se envolveu em confusão, após cometer falta em Diego Costa, e foi expulso ao receber o cartão amarelo. Com um homem a menos, o City, que até então dominava as ações ofensivas, teve de ser mais ponderado para, ao atacar, não oferecer o contragolpe ao rival. Pellegrini, ciente do risco, foi obrigado a sacar o atacante Dzeko e promover a entrada de Sagna para equilibrar a defesa.

Cinco minutos mais tarde, o alemão Schurrle, que tinha saído do banco de reservas, abriu o placar concluindo um belo contra-ataque construído pelo Chelsea. Após jogada coletiva, na qual a bola foi de pé em pé até a entrada da área, Hazard recebeu passe de Diego Costa e cruzou na área. A bola atravessou a defesa e sobrou para o camisa 14 complementar para as redes, aparecendo por trás da zaga.

Se no ‘onze contra onze’, o Manchester City já apresentava dificuldade para romper o bloqueio formado por Mourinho, estando atrás do resultado e com um homem a menos, os donos da casa se lançaram ao ataque como ‘franco-atiradores’ em busca do empate. Em sua última cartada, o treinador dos citizens promoveu a entrada de Lampard no lugar de Kolarov, queimando assim a terceira alteração.

A dez minutos do fim, Diego Costa conseguiu dominar na entrada da área e finalizar. A bola explodiu na trave esquerda de Joe Hart e assustou os torcedores do City, que se mostravam satisfeitos ao verem Lampard atuando contra seu ex-time.

Pouco antes de completar vinte minutos em campo, o experiente meio-campista deixou sua marca ao emendar um voleio após cruzamento de Milner. Faltando cinco minutos para o apito final, Frank Lampard – que ostenta o posto de maior artilheiro da história do Chelsea – marcou contra o ex-clube e empatou o jogo em favor do City, incendiando a partida nos minutos finais.

Tags: city manchester chelsea lampard empate