Futebol Internacional

LIGA DOS CAMPEÕES

Luiz Adriano marca cinco, brasileiros fecham placar e Shakhtar Donetsk humilha BATE Borisov

Shakhtar Donetsk venceu time bielorusso por 7 a 0 e chegou ao segundo lugar

postado em 21/10/2014 18:56

Gazeta Press

AFP PHOTO / MAXIM MALINOVSKY
Humilhação. É esse o sentimento que a torcida do BATE-Borisov deverá sentir após a tarde/noite desta terça-feira. Em noite inspirada dos jogadores brasileiros, o Shakhtar Donetsk arregaçou o adversário bielorrusso fora de casa por 7 a 0 e chegou à segunda posição no grupo H da Liga dos Campeões.

A partida também quebrou dois recordes na competição. Pela primeira vez na história, uma equipe marcou seis gols apenas no primeiro tempo e, também pela primeira vez, um jogador anotou quatro gols na primeira etapa: o brasileiro Luiz Adriano. Os destaques do confronto – além do resultado – foram os brasileiros da equipe ucraniana, que anotaram os seis gols da partida.

Ex-jogador do Inter, Luiz Adriano marcou quatro vezes. Alex Teixeira e Douglas Costa completaram a goleada com teor verde e amarelo. Taison e Fernando completavam os nascidos na terra canarinho. Na segunda etapa, Taison, Fernando e Alex Teixeira deram lugar a Bernard, Fred e Marlos, completando a nação brasileira do Shakhtar.

E não foi a primeira vez nessa temporada que a equipe bielorrussa foi goleada. Na primeira partida da Liga dos Campeões, o Porto venceu o BATE Borisov no estádio do Dragão, também por 6 a 0. Com o resultado histórico, o Shakhtar assume o segundo lugar com e fica atrás apenas do Porto na classificação.

A equipe portuguesa, por sua vez, enfrentou o Athletic Bilbao no outro jogo do grupo H. Mesmo saindo na frente, os donos da casa levaram o empate, mas contaram com um gol de Quaresma aos 30 minutos da segunda etapa, que deu a vitória ao Porto.

O JOGO

Bastaram apenas 11 minutos para a equipe ucraniana abrir o placar no Haradski Arena, em Borisov. Alex Teixeira recebeu passe de Taison e, de dentro da área, manda um chute no canto esquerdo e fez o primeiro. Aos 28 minutos, Luiz Adriano armou jogada pelo meio e foi travado pelo zagueiro adversário, mas com falta. Dentro da área, é pênalti. O próprio atacante cobrou e fez o segundo.

A partir daí, choveu bola na rede na Bielo-Rússia. Aos 35 minutos, Douglas Costa recebeu passe em profundidade e tocou na saída do goleiro para marcar o terceiro. No minuto seguinte, Luiz Adriano fintou um defensor e chutou fraco, mas o goleiro Chernik não conseguiu a fazer a defesa.

Aos 40, nova falha do goleiro e Luiz Adriano marcou o terceiro no jogo, quinto do Shakhtar. Mas tinha mais: E dele. Aos 45, o atacante recebeu de Alex Teixeira e bateu colocado para anotar o sexto gol.

O dia era de Luiz Adriano. Aos 37 minutos, após muito toque de bola da equipe ucraniana, o atacante cobrou mais uma penalidade com categoria e fechou o massacre, a humilhação: 7 a 0.

Tags: ligadoscampeoes