Futebol Internacional

LIGA DOS CAMPEÕES

Benfica pega Monaco para seguir vivo no Grupo C; Zenit quer manter liderança na chave

Equipe portuguesa ainda não somou nenhum ponto na Liga dos Campeões da Europa

postado em 22/10/2014 10:19

Gazeta Press

AFP PHOTO/ PAULO CUNHA
 

Sem nenhum ponto somado no Grupo C da Liga dos Campeões, o Benfica fecha a rodada de ida da fase de grupos nesta quarta, tentando somar ao menos uma vitória diante do Monaco que, com quatro pontos conquistados, divide a liderança da chave com o Zenit. Os russos, por sua vez, vão a Alemanha enfrentar o Bayer Leverkusen para se isolarem na primeira posição do Grupo.

A delegação lusitana, comandada por Jorge Jesus, chegou a Nice, na França, na tarde desta terça com alguns reforços para enfrentar o time do Principado. Júlio César, Lima e Jardel tem condições de jogo e, recuperados de lesão, podem ser opção diante do Monaco. O inglês Ola John, em compensação, ficará de fora do confronto para recuperar lesão sofrida no sábado, em jogo válido pela Taça de Portugal.

Pelo lado do Monaco, a possível novidade fica por conta de Dimitar Berbatov, que está fora do time há cerca de quinze dias. O atacante búlgaro está recuperado de uma lesão no tornozelo, sofrida no jogo diante do Zenit, válido pela segunda rodada da Liga dos Campeões, e deve ser opção do técnico Leonardo Jardim na linha de frente do ataque, ao lado de Ocampos.

O jogador Bernardo Silva, que nesta temporada conseguiu garantir seu espaço no Monaco após atuar pelo time B do Benfica em 2013, falou sobre o jogo, que para ele é ‘muito especial’, em entrevista ao jornal francês Monaco-Matin. “Se eu marcar, não vou comemorar meu gol. Eu tenho muito respeito pelo Benfica, pois joguei lá por 12 anos e hoje tenho 20, é um clube que corresponde a mais de metade da minha vida. É um jogo muito especial para mim, estou com um sentimento indescritível”, comentou.

No outro confronto do Grupo C, o Zenit enfrenta o Leverkusen fora de casa para se isolar na liderança da chave. Porém, com os alemães a apenas um ponto, um tropeço dos russos pode fazer com que percam a primeira posição para os donos da casa. O Bayer está motivado, pois a última partida na Alemanha, em jogo válido pela Liga dos Campeões, terminou com vitória por 3 a 1 diante do Benfica.

Um importante reforço para o técnico Roger Schmidt é o retorno de Son Heung-Min, atacante sul-coreano que é peça fundamental no esquema tático do Leverkusen e principal encarregado das jogadas individuais da equipe. Além de Son, outra possível novidade é o meio-campista Lars Bender. “Se Bender puder voltar já contra o Zenit, o time vai recuperar parte da estabilidade que estava faltando dentro de campo”, falou o treinador ao site oficial do clube.

Tudo o que Schmidt não quer é que a equipe repita o que fez no fim de semana, em jogo válido pelo Campeonato Alemão. No sábado, o Leverkusen abriu uma vantagem de três gols diante do Stuttgart, mas se desconcentrou na volta do intervalo e permitiu o empate. “O time do Bayer precisa de mais sangue frio para se dar bem contra o Zenit”, comentou.

Pelo lado do Zenit, que divide a liderança com o Monaco estando com o mesmo número de pontos, a única novidade pode ser a presença do meio-campista Oleg Shatov, fazendo companhia ao belga Witsel e ao português Danny. Recuperado de uma lesão sofrida em amistoso pela Rússia, que o tirou do confronto contra o Krasnodar no fim de semana, Shatov deve voltar a campo para ajudar os russos a manterem a invencibilidade na Liga dos Campeões e encaminharem a classificação às fases eliminatórias.