Futebol Internacional

COPA AMÉRICA

Chile quer mostrar força como sede da Copa América

País ganhou o direito de receber a competição depois que o Brasil abriu mão

postado em 24/11/2014 10:41

Agência Estado

AFP PHOTO
O pontapé inicial da Copa América de 2015 será dado nesta segunda-feira com o sorteio dos grupos. O evento é considerado o terceiro mais importante do torneio, atrás da apenas da abertura e da final, devido à presença dos presidentes de federações e da imprensa mundial. Por isso, a Federação Chilena de Futebol preparou um cenário de gala em Viña del Mar para tentar mostrar que o país é capaz de organizar um torneio de alto nível, dentro e fora do campo.

As dúvidas sobre a capacidade dos chilenos de sediar a Copa América surgiram depois que o Comitê Organizador Local solicitou à Conmebol o adiamento do sorteio das chaves de 27 de outubro para esta segunda. Os dirigentes pediram mais tempo para definir a situação do estádio Ester Roa, em Concepción, que está com as obras atrasadas.

Somente no início do mês é que os organizadores receberam as garantias de que o estádio ficará pronto a tempo de receber jogos do Copa América, que será realizada entre os dias 11 de junho e 4 de julho. Mesmo assim, o estádio de Concepción não terá partidas da primeira fase do torneio.

“Estamos em contato constante com o governo e com o município e até o momento todos os prazos foram cumpridas. No entanto, é muito importante que o ritmo de trabalho não diminua. Nossa intenção sempre foi que Concepción receba a Copa América e temos feito tudo o que está ao nosso alcance para que isso aconteça”, disse o presidente da Federação Chilena de Futebol, Sergio Jadue.

O Chile ganhou o direito de receber a Copa América de 2015 depois que o Brasil abriu mão de sediar o torneio. Pelo acordo, a competição será disputada no País apenas em 2019.

A “invasão” de torcedores estrangeiros durante a Copa do Mundo no Brasil serve de estímulo para os chilenos, que esperam algo semelhante em seus estádios no próximo ano. “Estamos muito esperançosos com relação ao público. Nos primeiros dias de venda de ingressos, mais de 120 mil bilhetes foram vendidos e ainda estamos a mais de sete meses do início do torneio e os grupos nem foram sorteados”, disse Jadue.

A expectativa é superar o público de 700 mil torcedores da última Copa América, realizada em 2011, na Argentina. O torneio será disputado em oito cidades e nove estádios (a capital Santiago terá jogos no Nacional, casa do Universidad de Chile, e no Monumental, onde o Colo-Colo manda seus jogos).

“O objetivo é ter estádios cheios em todos os jogos e acredito que teremos êxito pelo balanço dos primeiros dias de comercialização de ingressos. No que diz respeito aos espectadores estrangeiros, em janeiro teremos uma estimativa melhor com a venda de entradas para quem quiser acompanhar cada uma das equipes”, afirmou Jadue.

INTEGRAÇÃO REGIONAL As seleções de Jamaica e México, integrantes da Concacaf, foram chamadas pela Conmebol para participar da Copa América. O convite faz parte do processo de aproximação entre as duas confederações. Em 2016, por exemplo, uma edição comemorativa aos 100 anos do torneio será realizada nos Estados Unidos.

“Entre as duas confederações constantemente fazemos parcerias esportivas e políticas”, justificou Jadue.