Futebol Internacional

FIFA

Franz Beckenbauer é suspeito de quebra de código da Fifa, garante jornal da Inglaterra

Kaiser seria suspeito de envolvimento em esquemas de corrupção em votação

postado em 27/11/2014 14:54

Gazeta Press

AFP PHOTO / ARMEND NIMANI

Franz Beckenbauer, mito do futebol alemão, e outros três executivos da Fifa serão investigados por quebrar o código de ética da entidade. Eles seriam suspeitos de envolvimento em esquemas de corrupção na escolha das sedes de 2018 e 2022 da Copa do Mundo (Rússia e Catar, respectivamente), de acordo com informações do jornal inglês The Telegraph, .

Além da lenda alemã, também estariam sendo investigados o espanhol Angel Maria Villar Llona (um dos vice-presidentes da Fifa), o tailandês Worawi Makudi e o belga Michel D’Hooge. As investigações fazem parte de um inquérito a respeito da escolha das sedes, com relatório divulgado no começo de novembro pelo advogado Michael Garcia, que está conduzindo o processo. O nome de Beckenbauer e dos outros três, no entanto, não estavam nesse relato inicial.

O Kaiser já sofreu uma suspensão por quebra de código de ética em 2014. Em julho, ele foi afastado pelo Comitê de Ética da Fifa por não colaborar com as investigações acerca da escolha do Catar para sediar a Copa de 2022, que já estavam em andamento.

Beckenbauer já foi campeão do mundo pela Seleção Alemã como atleta e como treinador. É considerado uma lenda no Bayern de Munique, time pelo qual conquistou três Ligas dos Campeões da Europa e cinco edições do Campeonato Alemão, quatro como jogador e uma como técnico. Ele é presidente honorário do time bávaro desde 2009.

Tags: beckenbauer fifa inglaterra corrupção