Futebol Internacional

CAMPEONATO ALEMÃO

Em briga direta, Werder Bremen impõe décima derrota ao Borussia Dortmund e deixa lanterna

Dortmund volta à zona de rebaixamento com mais este revés

postado em 20/12/2014 14:32 / atualizado em 20/12/2014 14:45

Gazeta Press

Bundesliga / Divulgação
Os contornos trágicos da campanha do Borussia Dortmund neste Campeonato Alemão agravam-se a cada rodada. Ao visitar o Werder Bremen neste sábado, a equipe aurinegra foi derrotada pela décima vez no torneio. Desta vez por 2 a 1, em disputa direta contra o rebaixamento para a segunda divisão. Davie Selke e Fin Bartels marcaram para o time mandante, enquanto Hummels diminuiu.

Com apenas quatro vitórias em 17 rodadas, o Dortmund volta à zona de rebaixamento com mais este revés. Com 15 pontos, agora amarga a penúltima colocação do Alemão e ainda pode ser ultrapassado pelo Freiburg, que só joga no domingo.

Já o Werder Bremen enfim consegue respirar na corrida pela permanência na elite. Quebrando um pequeno jejum de três rodadas, a equipe alviverde deixa a lanterna e sai da zona de rebaixamento ao alcançar 17 pontos. O próximo compromisso é contra o Hertha Berlin, novamente noWeserstadion.

O jogo - O golaço que abriu o marcador saiu ainda aos três minutos de jogo. Ao receber de Santiago García às costas da defesa do Dortmund, Selke viu Langerak adiantado e bateu por cima do goleiro para acertar o ângulo.

Apesar da desvantagem, o Borussia Dortmund não se apresentava mal no primeiro tempo. Frequentando a área adversária, criou boas chances com Grossgreutz e Immobile, mas desceu aos vestiários frustrado por parar nas mãos do goleiro Wolf.

Os desperdícios fizeram falta aos 17 minutos do segundo tempo, quando Selke disparou sem marcação pela direita e teve pouca dificuldade para cruzar na medida. Bartels aproveitou vacilo da defesa do Borussia para surgir na segunda trave e completar com tranquilidade, anotando 2 a 0.

A derrota parcial apurou o time de Dortmund, que sete minutos depois encontrou certo alívio na jogada aérea. Em cruzamento baixo de Gundogan, Hummels adiantou-se à marcação e desviou de cabeça, sem dar chances ao goleiro adversário. Apesar da pronta reação, os visitantes não encontraram forças para chegar ao empate.

Jogando a bola na área adversária sem muito critério, o Borussia Dortmund mais consagrou os zagueiros rivais do que levou real perigo ao gol de Wolf. Exceção foi o chute de Kagawa em sobra de bola na área, mas de qualquer forma a bola subiu demais. É verdade que passou os minutos finais pressionando, mas sem ser efetivo o Dortmund repetiu o que vem se tornando regra no campeonato: não chega a jogar tão mal, mas ainda assim é derrotado nos detalhes.

Schalke 04 tropeça em casa – Mesmo tendo ambições maiores no Campeonato Alemão do que o rival Borussia, o Schalke não conseguiu sair do zero ao receber o Hamburgo na Veltins-Arena , em Gelsenkirchen. O empate leva o time azul aos 27 pontos, mas o impede de entrar na zona de classificação para a Liga dos Campeões da Europa. Já o Hamburgo segue próximo ao fundo da classificação com 17 pontos.