Futebol Internacional

CAMPEONATO FRANCÊS

Lyon bate Metz em casa com pênalti questionável

Vitória por 2 a 0 mantém equipe na liderança isolada do Campeonato Francês

postado em 25/01/2015 16:33

AFP PHOTO / JEFF PACHOUD

A vitória por 2 a 0 diante do Metz, na tarde deste domingo, manteve a equipe do Lyon na ponta do Campeonato Francês de forma isolada. De certa forma, o resultado também pressiona os rivais Olympique de Marselha e PSG a vencerem os próximos jogos para seguirem na busca pela liderança. Apesar do resultado positivo, o Lyon não teve uma atuação inspiradora e construiu a vitória com base em um pênalti questionável assinalado pelo árbitro.

Ainda no primeiro tempo, aos 30 minutos, o meia Lacazette escorou um lançamento na área e ajeitou para Ghezzal, que caiu ao invadir a área e disputar corpo a corpo com o zagueiro Milán. O árbitro Olivier Thual interpretou como lance faltoso e marcou pênalti, coroando a ação com a expulsão do zagueiro do Metz. O homem a menos desde a primeira etapa dificultou a vida dos visitantes, que não tiveram capacidade para criar lances de ataque.

Os três pontos conquistados diante da torcida fizeram o Lyon alcançar 48 somados até o momento, com uma campanha de 15 vitórias, três empates e quatro vitórias. Com o tropeço do Marselha na sexta-feira, o time de Lyon garante a liderança até a próxima rodada, já que mesmo que vença Saint-Etiènne, o PSG não conseguirá alcançar o topo. Já o Metz segue ameaçado pela zona de rebaixamento, figurando uma posição acima da degola, com apenas 20 pontos somados.

Lyon se beneficia da confusão do árbitro e constrói vantagem


Atuando diante da torcida, os jogadores do Lyon entraram em campo com vontade de manter o time na ponta da tabela do Campeonato Francês. O comprometimento do grupo resultou em um maior volume de jogo dos donos da casa, que acuaram o Metz no primeiro tempo, protagonizando o triplo de lances ofensivos em relação ao adversário.

Apesar da dinâmica de jogo, o time comandado por Hubert Fournier não conseguiu cristalizar as chances de gol em bolas na rede. Conforme o tempo passava, o time do Lyon parecia ficar cada vez mais nervoso, até que aos 29 jogados o árbitro Olivier Thual resolveu colaborar ao ver um pênalti do zagueiro Milán no meia Ghezzal.

Depois de um lançamento para o campo ofensivo, Lacazette escorou a bola com o peito dentro da área, dando bela assistência para Ghezzal. O meia do Lyon dominou dentro da área e, ao disputar com o argentino Milán no jogo de corpo, acabou levando a pior e caindo ao chão, porém sem ser tocado. Acompanhando o lance a certa distância, o juiz se viu induzido a marcar o pênalti, coroando o erro com a expulsão do defensor do Metz.

Na cobrança da penalidade, o camisa 10 Lacazette bateu deslocando o goleiro para colocar os donos da casa em vantagem. Daí até o fim da primeira etapa, o Lyon conduziu o jogo calmamente se fazendo valer do homem a mais em campo.

Com um a mais em campo, donos da casa controlam jogo e sacramentam vitória


A expulsão do argentino Milán beneficiou, e muito, o time do Lyon, que alterou a estratégia de jogo para abrir mão do ataque e cadenciar a posse de bola no meio-campo. Contudo, o líder do Francês acabou ficando muito confortável em campo e deixou de ameaçar o Metz, que também não conseguia organizar um ataque sequer.

Com o meio-campo desfigurado pelas alterações feitas, reflexo da expulsão do defensor ainda no primeiro tempo, a equipe visitante ficou completamente refém dos donos da casa, que passaram a jogar a favor do relógio para confirmar a vitória, deixando o jogo morno e pouco atrativo para os presentes no Estádio de Gerland.

Até que, a oito minutos do final do jogo, o experiente Gorcuff – com passagens pela seleção francesa – fez jogada pela esquerda e tocou para trás, em direção à entrada da área. O meia Tolisso emendou um belo chute após ajeitar a bola e sacramentou a vitória dos donos da casa, que os mantiveram na ponta do Francês de forma isolada.

Tags: francesfut lyon metz