Futebol Internacional

CAMPEONATO ITALIANO

Pogba brilha e Juventus vence o Chievo em casa

Quando partida estava complicada, volante francês apareceu para marcar golaço

postado em 25/01/2015 16:37

AFP PHOTO / MARCO BERTORELLO

Graças a uma atuação magistral do francês Pogba, que participou dos dois gols do jogo, a Juventus bateu o Chievo por 2 a 0 em casa e se isolou ainda mais na liderança da tabela do Italiano. Após encontrar dificuldades para furar a retranca adversária na etapa inicial, a Juve voltou decidida a somar os três pontos e contou com a categoria e precisão do volante francês para construir a vitória.

O argentino Bizzarri, goleiro do Chievo, bem que tentou complicar as coisas para os donos da casa no primeiro tempo, fazendo diversas defesas importantes e garantindo o empate até a ida aos vestiários. Porém, na segunda etapa, Pogba abriu o placar aos 15 minutos com assistência do artilheiro Tevez, que neste domingo fez papel de garçom, e participou do segundo gol, marcado por Lichtsteiner, que sacramentou a vitória da Velha Senhora.

Os três pontos isolam a Juventus na ponta da competição. A equipe de Turim chega agora aos 49 somados em 20 jogos, não podendo ser alcançada pela vice-líder Roma independentemente do resultado diante da Fiorentina no fim da tarde deste domingo. Se o resultado fez bem a Juve, manteve o Chievo na zona de rebaixamento por mais uma rodada.

Juventus pressiona na etapa inicial, mas esbarra no goleiro Bizzarri

Jogando dentro de casa e afim de assegurar a liderança do Calccio, a Juventus optou, desde o início, por pressionar o Chievo no campo de defesa na tentativa de dominar as ações ofensivas. E de fato aconteceu. Nos primeiros quinze minutos, a Juve perdeu ao menos duas chances claras de gol, sempre que possível, explorando cruzamentos na área por conta da altura de seus zagueiros.

Só Chiellini, vítima da mordida do uruguaio Luis Suárez na Copa do Mundo, teve duas chances de marcar a partir de cobranças de escanteio, todas defendidas pelo goleiro argentino Bizzarri, que estava em uma tarde inspirada. Nem a boa mira de Vidal, de fora da área, nem o ímpeto do artilheiro Tevez, foram páreo para o goleiro, que parecia espalmar tudo, defendendo até pensamento.

Superior em relação à posse de bola, a Juventus não se submeteu a nenhum perigo e Buffon praticamente não trabalhou na primeira etapa, ao passo que Bizzarri teve muito trabalho para conter os ataques mandantes e assegurar o empate até a ida aos vestiários.

Com atuação brilhante de Pogba, Juve consegue vantagem e soma três pontos

Após pressionarem durante toda a primeira etapa sem conseguir furar a retranca do Chievo, os comandados de Massimiliano Allegri voltaram a campo determinados em somar três pontos para disparar na liderança do Italiano. Logo no primeiro minuto, Marchisio, em chute de fora da área que raspou a trave, deu sinais de que a história do jogo seria diferente.

Responsável por armar o jogo ao lado de Vidal, na ausência de Pirlo, o volante Pogba teve uma atuação destacada neste domingo. Mostrando habilidade para se livrar da marcação, além da característica força física para desarmar os adversários, o francês “tomou conta” do meio-campo da Juve e organizou o jogo. Tamanho esforço foi brindado com o gol que abriu o placar.

Perto dos 15 minutos jogados, Tevez – artilheiro do Italiano com 13 gols marcados em 18 jogos – trocou o papel de finalizador pelo de garçom e fez toda a jogada pelo lado esquerdo antes de servir Pogba. O volante dominou na entrada da área, aplicou um corte seco na marcação e bateu firme de perna esquerda para estufar as redes, deixando os donos da casa em vantagem, e anotar seu sexto gol na temporada.

Na segunda metade da etapa final, a Juventus ampliou com gol do lateral suíço Lichtsteiner, que deixou o banco de reservas para substituir o chileno Vidal – retirado por Allegri para evitar uma expulsão precoce. A jogada também envolveu o francês Pogba, que apareceu como elemento surpresa na área para definir. Apesar de evitar o segundo gol de Pogba, Bizzarri não conseguiu defender o chute de Lichtsteiner no rebote.

A quatro minutos do fim, o Chievo teve a chance de diminuir a desvantagem em uma das únicas ocasiões no campo de ataque. O meia Schelotto recebeu sozinho na área e, praticamente com o gol livre, chutou na trave de Buffon, desperdiçando grande oportunidade. Com o resultado, a Juventus disparou na liderança da tabela, enquanto o Chievo segue estacionado na zona da degola.

Tags: italianofut pogba juventus chievo