Futebol Internacional

JUAN ROMAN RIQUELME

Após anunciar aposentadoria, Riquelme quer jogo de despedida e promete acompanhar Boca

Argentino relembra grandes momentos e garante que será torcedor fanático do clube

postado em 26/01/2015 08:57 / atualizado em 26/01/2015 09:08

AFP PHOTO / Alejandro PAGNI

Aos 36 anos, Juan Román Riquelme anunciou sua aposentadoria. Em entrevista à ESPN nesse domingo, o argentino manifestou o desejo de organizar uma partida de despedida e prometeu continuar frequentando as partidas do Boca Juniors, agora na condição de torcedor.

“Decidi não jogar mais futebol. Estou contente, com muita vontade de desfrutar de agora em diante, apesar de saber que nenhum trabalho vai me dar a satisfação que o futebol me dava. Não sei se minha vida continuará ligada ao futebol. Em algum tempo vou organizar um jogo de despedida. Dá um pouco de vergonha, mas quero fazê-lo pelo povo”, afirmou.

O talentoso meia foi um dos maiores ídolos da histórica do Boca Juniors. Com a camisa do time de Buenos Aires, conquistou o tricampeonato da Copa Libertadores (2000, 2001 e 2007). Em 2000, ao vencer o espanhol Real Madrid na decisão, comemorou o Mundial.

“Joguei no melhor time da histórica do Boca. Quarenta jogos sem perder, ganhamos do Real Madrid. Córdoba, Ibarra, Samuel, Delgado, Serna, Palermo, é como o Barcelona de Guardiola. Agora vou ser torcedor e sofrer com o Agustín (filho). Somos fanáticos e talvez nos escape algum palavrão. Vão me ver no estádio com frequência”, disse.

Após se destacar com a camisa do Boca Juniors, Riquelme passou por Barcelona e Villarreal, mas não conseguiu o sucesso esperado na Europa. Pela seleção argentina, disputou a Copa do Mundo 2006 e conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.

“O (técnico José) Pekerman me ensinou muitíssimo. Com 14 anos, me chamou para a juvenil. Ganhamos muito. Fui para o Mundial de 2006 e gosto muito dele. Atuei com jogadores incríveis”, disse Riquelme, que também falou com carinho do holandês Louis Van Gaal. “Aprendi bastante. Seus treinamentos eram uma maravilha”, afirmou.

Na última temporada, Juan Román Riquelme vestiu a camisa do Argentinos Juniors, clube no qual iniciou a carreira, e participou da campanha que recolocou o time na elite do futebol argentino. Aos 36 anos, ele encerra a carreira dentro dos gramados satisfeito.

“Eu saía para jogar como no meu bairro. É o jogo mais bonito que existe e o escolhi desde pequeno. Fico com muitas lembranças, me diverti muito. Jogar bola é a coisa mais linda que existe. Na Primeira (Divisão), só posso usar uma camiseta, e já realizei todos os meus sonhos”, encerrou.