Futebol Internacional

ELIMINATÓRIAS DA EUROCOPA

Bélgica vence Israel, complica adversário e se iguala na liderança das Eliminatórias da Euro

Gol da vitória foi marcado pelo meia Fellaini logo aos nove minutos do jogo

postado em 31/03/2015 17:50

AFP PHOTO / JACK GUEZ

Israel tentou. Teve a faca e o queijo na mão para abrir vantagem. Mas acabou derrotado pela Bélgica nesta terça-feira por 1 a 0 e viu suas chances de se classificar diretamente para a Eurocopa 2016 diminuir consideravelmente. O gol da partida foi marcado por Fellaini.

Ruim para Israel uma vez que a seleção enfrentou, de forma seguida e em casa, País de Gales e Bélgica, grandes adversários do grupo. Porém, os seis pontos que poderiam fazer a equipe abrir sete pontos de diferença para o segundo colocado não vieram, e agora a seleção israelita caiu para a terceira posição na tabela.

Já a Bélgica, que começou as eliminatórias com resultados inconstantes (dois empates e uma vitória), vence a segunda consecutiva na data Fifa e chega à liderança do grupo B. Com os mesmos 11 pontos de País de Gales, o saldo de gols coloca a equipe à frente dos britânicos.

O JOGO

A Bélgica abriu o placar aos 9 minutos de jogo. Após cruzamento na área, a zaga afastou o perigo, mas Witsel bateu de primeira. A bola desviou na zaga, sobrou para Kompany que, praticamente de dentro da pequena área, chutou. O goleiro defendeu, mas a bola rebateu em Fellaini e entrou. Durante toda a primeira etapa, os belgas dominaram a posse de bola. Mesmo sem tanta ênfase ofensiva, a equipe não deu muita liberdade para Israel, mesmo em casa, trabalhar jogadas no ataque. Aos 43, a seleção belga pediu pênalti. Witsel lançou Benkete, que tentou tocar por cima na saída do goleiro. A bola, entretanto, bateu na mão do zagueiro Bem Haim, mas a arbitragem nada marcou.

Israel voltou melhor na segunda etapa. A primeira boa chance do empate, entretanto, veio apenas aos 11 minutos. Zehavi recebeu na intermediária, avançou com a bola e bateu forte. A bola balançou muito e obrigou o goleiro Courtois a praticar uma excelente defesa. Três minutos depois, o próprio camisa 7 tentou nova finalização de longa distância e fez o Courtois trabalhar muito mais uma vez, desviando com os dedos a bola que tinha endereço certo.

Zehavi estava inspirado após o intervalo. Kompany, no campo de ataque, tentou driblar o jogador, que recuperou a bola e partiu para o contra ataque. O zagueiro Belga agarrou o camisa 7 israelense e parou a jogada, mas acabou expulso pelo árbitro da partida. A Bélgica respondeu aos 22 minutos. Após cruzamento de Fellaini, Witsel subiu mais que a zaga e testou com perigo ao gol de Marciano. Aberta, a partida ganhou em emoção já na parte final. Sahar recebeu na entrada da área e bateu. Courtois defendeu, mas soltou a bola e conseguiu pegar de volta antes que o ataque israelense conseguisse marcar. Depois de muita pressão dos donos da casa, faltas não marcadas e até uma certa dose de violência, a partida acabou 1 a 0 para a Bélgica.